Arranca em Esposende Fórum para debater Educação e Património

2018/05/24

Inicia-se hoje o Fórum da Educação, iniciativa do Município de Esposende que pretende promover uma reflexão sobre “Educação e Património”, nomeadamente a influência no desenvolvimento e transformação dos indivíduos, da comunidade e da região.

Instituído pela Comissão Europeia como o Ano Europeu do Património Cultural, ao longo de 2018 promover-se-á a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a coesão social. O contributo do Património e da História para a construção e enriquecimento do currículo local estará em foco neste Fórum, versando a influência ao nível do sistema formal de ensino, do esboço de experiências e oportunidades educadoras dirigidas a todos os cidadãos.
Sexta-feira, dia 25 maio, pelas 18h15, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio acolhe a sessão de abertura, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e por José Mesquita, Delegado Regional de Educação do Norte.
Ato contínuo, realiza-se a conferência “Educar através do Património Cultural: pontes para o futuro”, em que participam Helena Pinto, do Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória” da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
“A arte popular e seus reflexos na história local - uma proposta de relação no trabalho criativo com alunos do 1.º CEB, em Esposende” serve de tema ao segundo painel do dia, com o professor, historiador de arte e monitor de Educação e Mediação Cultural na “A Oficina”, de Guimarães, João Terras. A moderação estará a cargo da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Esposende, Angélica Cruz.
Os debates do Fórum prosseguem no dia 28 de maio, segunda-feira, mas as atividades culturais têm encontro marcado entre a Escola de Música de Esposende e os alunos dos diversos estabelecimentos do 1º CEB, no período de 25 de maio a 1 de junho, num espetáculo itinerante “Uma viagem pelo Universo dos Instrumentos”. No sábado, dia 26, pelas 21H30, o Auditório Municipal acolhe um concerto, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com direção de Helena Venda Lima.