Município apoia aquisição de nova ambulância para os Bombeiros de Fão

2018/05/28

O Município de Esposende vai ajudar os Bombeiros Voluntários de Fão na aquisição de uma nova ambulância destinada ao transporte e socorro de doentes.

Em reunião do executivo e por unanimidade, a Câmara Municipal deliberou atribuir à Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão uma comparticipação financeira de 24.639,17 euros, montante que corresponde a 50% do valor total do veículo, conforme o estipulado relativamente ao apoio camarário às instituições para a aquisição de viaturas.

A aquisição de um novo veículo de socorro e assistência a doentes impunha-se uma vez que a frota de ambulâncias dos soldados da paz fangueiros acusava já o desgaste de anos de intensiva atividade. À medida que os anos passam os equipamentos vão ficando obsoletos e com reparações cada vez mais onerosas, tornando-se, por isso, fundamental proceder à renovação de meios e recursos, que permita uma melhor prontidão e intervenção destes agentes.

Considerando que os bombeiros são os principais e primeiros agentes de salvação e socorro da Proteção Civil, o Município de Esposende, na medida das suas possibilidades, tem vindo a garantir o apoio às duas corporações do concelho, Esposende e Fão. Para além do subsídio anual de 17 500 euros a cada instituição, a Câmara Municipal tem respondido positivamente às solicitações de apoio, nomeadamente para a aquisição de viaturas e equipamentos. Recentemente foram celebrados protocolos de cooperação, com a correspondente comparticipação financeira, com as corporações de Esposende e Fão, respetivamente para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos.