Comunidade AMAReMAR celebrou Dia dos Vizinhos

2018/05/28

jogo guerreiros

Com o intuito de fomentar o convívio entre os moradores e os vizinhos do Bairro da Central, em Esposende, a Câmara Municipal de Esposende, no âmbito do projeto AMAReMAR, aproveitou o Dia Europeu dos Vizinhos, que se comemorou ontem, 27 de maio, para promover uma jornada de confraternização, que envolveu a participação de cerca de 200 pessoas.

A comunidade foi, assim, convidada a participar numa tarde diferente, divertida e de convívio entre vizinhos, com um programa de animação que passou pela dinamização de jogos tradicionais, dança e animação musical e lanche partilhado, com vista a uma melhor coesão social, espírito de solidariedade e socialização entre os vizinhos.

Esta atividade contou com a colaboração e apoio de várias instituições, nomeadamente Associação de Moradores do Bairro da Central, Agrupamento de Escuteiros de Esposende, empresa municipal Esposende Ambiente e União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, além de um conjunto de pessoas que, individualmente, apoiaram a organização.

O programa, cuja apresentação esteve a cargo das jovens Alexandra Trindade e Margarida Marques, incluiu atividades de dança, orientadas por Hugo Fernandes, do Centro de Estudos Ás do Saber, e animação musical com Fábio Vilas Boas e Elisabete Ferreira, Hip Hop com os S90 e grupo de bombos do AMAReMAR, bem como música popular com um grupo de amigos - Eduardo Costa, Fernanda Costa, Alberto Martins, Manuel Ferreira, Elisabete Ferreira e Luís Ferreira.

O Dia Europeu dos Vizinhos nasceu na cidade de Paris, em 1990, quando Atanase Périfan e um grupo de amigos criaram a associação "Amigos de Paris" no 17.º bairro da cidade francesa, com o objetivo de aproximar as pessoas contra o isolamento.