Município de Esposende assina protocolo de dinamização ambiental

2018/05/30

resíduos 1
O Município de Esposende, a Esposende Ambiente e a RESULIMA – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos assinaram um protocolo de dinamização e sensibilização ambiental com as Instituições Particulares de Solidariedade Social, com vista ao reforço do programa de recolha seletiva junto da comunidade. A assinatura deste protocolo foi realizada em sede do Conselho Local de Ação Social de Esposende, com a Associação de Defesa, Desenvolvimento e Promoção do Centro Infantil da Escola António Correia de Oliveira, Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia, Associação Social Cultural Artística e Recreativa de Forjães, Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude de Mar, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social João Paulo II, Esposende Solidário- Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado e a Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa.
A nova legislação de referência na política de resíduos urbanos em Portugal Continental, PERSU 2020, estabelece a visão, os objetivos, as metas globais e as metas específicas por sistema de gestão de resíduos urbanos. Assim, a Resulima elaborou um plano de ação para cumprimento da meta de retoma da recolha seletiva, o qual tem as IPSS como parceiros de relevo devido à capacidade de mobilização e influência junto da sociedade.
A Resulima disponibiliza equipamentos adequados à deposição dos resíduos nas instalações das instituições aderentes, assim como fará a recolha e acautelará a manutenção dos recipientes de recolha.
Por seu turno, as IPSS assegurarão que os resíduos sejam correta e devidamente separados, enquanto a Câmara Municipal promoverá ações de divulgação dos resultados do projeto junto da comunidade, por via dos seus recursos e canais informativos. Já a Esposende Ambiente fica encarregue de promover ações de sensibilização e esclarecimento sobre separação seletiva e disponibilizará informação sobre boas práticas de gestão de resíduos.
Este protocolo contempla, ainda, o encaixe financeiro associado à quantidade de resíduos separados e recolhidos/entregues para valorizçaão, assegurando a Resulima o pagamento por cada tonelada recolhida de vidro, de cartão, de plástico e de tampinhas.