Esposende promove território privilegiado com Feira da Natureza

2018/06/02

O Parque Radical da cidade de Esposende acolhe, este fim de semana, a 3.ª edição da Feira da Natureza, evento inserido nas comemorações de “Esposende, Terra de Mar”. Do programa fazem parte diversas atividades com o objetivo de promover os produtos estratégicos de desenvolvimento turístico ligados à natureza.
Um Passeio pela Geologia, para compreender a formação da restinga do Cávado, libertação de aves de rapina e aves noctívagas preencheram o programa deste sábado.
No domingo realiza-se um roteiro de visita às florestas autóctones e árvores notáveis do concelho de Esposende.
Ao nível das experimentações, realiza-se a observação de Aves na restinga do Cávado, com apoio e participação da AssoBio - Associação de Defesa e Valorização do Ambiente, passeios de charrete ao longo da marginal, pela Nature Equestrian Trails, entre o Parque radical (Complexo das Piscinas Municipais) e a Rotunda do Farol e passeios a cavalo, com apoio da Portugal Equestian.
Participam neste evento o Parque Natural do Litoral Norte, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Centro de Educação Ambiental – Esposende Ambiente EM, a AssoBio - Associação de Defesa e Valorização do Ambiente, Rio Neiva - associação de defesa do ambiente, Espozende Surf School, Onda Magna. Aquajet. Nature Equestrian Trails, Portugal Equestrian e Sal Flow.
"A aposta no Turismo de Natureza é assumida como uma forte aposta do Município de Esposende, até porque estamos inseridos num Parque Natural, temos mais de uma dezena de percursos pedestres no concelho e somos, cada vez mais, um destino de eleição”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. Complementando todas as ações e programas, o Município de Esposende tem desenvolvido políticas estruturantes de ordenamento do território, no abastecimento de água às populações e saneamento básico e na recolha seletiva de resíduos.
Paralelamente, e no âmbito do Fórum da Educação que decorre em Esposende, realizam-se, no Parque Radical, diversas atividades lúdicas e pedagógicas que convidam os mais novos a conhecer o património local, atendendo que o tema deste fórum é “Educação e Património”.