Município de Esposende quer atrair turistas em segurança

2018/07/26

O Município de Esposende quer continuar a ser destino turístico por excelência e a oferecer todas as condições de segurança aos visitantes. Numa lógica de cooperação com o Comando Territorial de Braga da GNR, realizou-se uma reunião, para debater os assuntos mais relevantes em questões de segurança, principalmente no verão, altura em que a única frente de mar do distrito de Braga regista um aumento da procura turística.

Numa reunião solicitada pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e na qual participou também o vereador responsável pelas áreas da Mobilidade e Turismo, Sérgio Mano, esteve presente o Comandante Territorial de Braga da GNR, coronel Paulo Soares e o capitão Adelino Silva, comandante do Destacamento Territorial da GNR de Barcelos.

Atendendo que Esposende triplica o número de habitantes na altura de férias, aumentando também os problemas relacionados com a segurança e com o estacionamento abusivo, a Câmara Municipal de Esposende solicitou o reforço das ações de patrulhamento e apoio, especialmente em zonas de praias, assim como a fiscalização de estabelecimentos de diversão noturna.

Desde logo, os autarcas manifestaram toda a disponibilidade em colaborar com a GNR, prosseguindo a linha orientadora do Município de Esposende, assente numa imagem que privilegia estilos de vida saudáveis, com grande aposta nas atividades desportivas. Por isso, têm sido desencadeadas diversas campanhas de combate ao consumo de álcool e drogas, complementando as iniciativas de âmbito nacional que também envolvem as forças da autoridade, através de medidas dissuasoras e de fiscalização.

Numa altura em que a segurança é, cada vez mais, o principal fator de decisão na escolha do destino de férias, o presidente da Câmara Municipal de Esposende manifestou total empenho em colaborar com as autoridades, nomeadamente no controlo do vandalismo que tem estado na origem da destruição de bens públicos e privados.

Uma outra área em que o Município de Esposende pretende reforçar a colaboração com a GNR diz respeito ao estacionamento, nomeadamente as situações de abuso, registadas junto às praias com maior afluência de turistas. Lembre-se que o Município de Esposende disponibiliza, pela primeira vez, entre Apúlia e Ofir, sete parques de estacionamento, com capacidade aproximada para 850 carros, não havendo razões para a persistência de situações de estacionamento abusivo. Em breve serão criadas bolsas de estacionamento em outras praias do concelho, nomeadamente junto às praias concessionadas.