Parque infantil “A Caravela” reabre amanhã

2018/07/26

IMG_20180726_162651

Concluídas as obras de reparação, reabre amanhã o Parque “A Caravela”, localizado no parque junto às Piscinas Foz do Cávado, em Esposende.

Face à deterioração do equipamento, resultante de atos de vandalismo, e uma vez que este não oferecia as necessárias condições de segurança para os utilizadores, o Município de Esposende viu-se obrigado a vedar o acesso ao parque, até proceder à reparação dos estragos. Dada a especificidade do material desta infraestrutura, concebida especificamente para Esposende, o processo de reparação tornou-se um pouco mais moroso do que seria desejável, uma vez que os materiais têm que ser da marca do equipamento com vista a garantir a segurança e as correspondentes coberturas de seguros.

Os trabalhos de reparação orçaram em 22.860,30 euros, a que se soma o montante de 8.121,12 euros investido em 2009 também em restauros, um ano apenas após a instalação deste equipamento, que custou 165.815,98 euros.

Considerando estes valores, o Município não pode deixar de lamentar e condenar os sistemáticos atos de vandalismo que ocorrem no concelho em equipamentos públicos. Quando os atos de vandalismo visam o bem público são ainda mais condenáveis, na medida em que em causa está o erário público, ou seja, o dinheiro dos impostos de cada munícipe/contribuinte.

A situação é tanto mais de lamentar quando a destruição tem como alvo equipamentos que são fruto de um significativo ou elevado esforço financeiro. A já difícil tarefa de gerir os bens públicos acaba, nestes casos, por se revelar ainda mais complicada e “ingrata”.

O Município lamenta particularmente os atos de destruição a que têm sido sujeitos os parques infantis instalados quer este da Zona Ribeirinha, quer o da Praça do Farol, assim como o constante desrespeito às normas de utilização dos mesmos.

Considerando que em causa está a defesa e a salvaguarda do bem público, a Câmara Municipal apela a todos os munícipes que colaborem na preservação deste património, denunciando às autoridades competentes os casos de vandalismo e de desrespeito que eventualmente presenciem. Neste sentido, ontem mesmo decorreu uma reunião com o Comando Distrital da GNR onde foi efetuado um apelo concreto ao incremento ao policiamento com vista à diminuição dos atos de vandalismo.