Vespa asiática – Sabe como proceder?

2018/08/22

DSC01897

Nesta altura do ano têm surgido, em maior número, os ninhos de vespa asiática, especialmente junto a habitações. Assim, partilham-se alguns conselhos e procedimentos adequados.

Como são os ninhos e onde aparecem?
Os ninhos são estruturas com formas bem definidas, na fase inicial apresentam uma forma esférica, e numa fase mais tardia apresentam forma ovoide. A sua dimensão é variável, podem ir dos 10 aos 60 cm de diâmetro. Frequentemente aparecem em construções, como telhados, sótãos, chaminés, muros, paredes, arrecadações, etc. São igualmente frequentes em arbustos e árvores, sendo que no concelho as espécies frutícolas mais frequentemente escolhidas são a nogueira, o diospireiro e a figueira, nas espécies florestais ocorre em pinheiro-bravo, seguido do eucalipto, embora possam surgir igualmente noutras espécies. Mais rara é a localização do ninho ao nível do solo, mas se existir uma cavidade natural, poderá acontecer, assim como, no interior de silvados.

Encontrei um ninho, como devo proceder?
Caso detete um ninho de vespa desta espécie, nunca o perturbe. Não tente retirar, ou destruir se não tiver experiência, devendo comunicar sempre à Câmara Municipal, Junta de Freguesia, Cooperativa Agrícola, ou outra entidade, que acaba por articular com a autarquia. Poderá ligar diretamente para os contactos 253960100, 961317339 ou 961317355. A destruição será efetuada em período noturno.

Fui picado acidentalmente, o que devo fazer?
A picada da vespa asiática costuma ser apenas dolorosa, provocando inchaço na zona afetada, no entanto, no caso de zonas sensíveis é convenientes dirigir-se ao Hospital, ou Centro de Saúde. Os casos mais graves verificam-se em pessoas que são alérgicas, muitas delas desconhecem este aspeto até serem picadas, assim, devem procurar socorro urgente. Situação que requer semelhante preocupação será o caso de múltiplas picadas, por exemplo um ataque efetuado por várias vespas, na sequência da perturbação de um ninho de grandes dimensões, pois a quantidade de veneno injetado é elevada. Caso aconteça uma situação destas, mesmo que a pessoa não seja alérgica, deve procurar rapidamente apoio hospitalar.

A destruição do ninho tem custos, para o proprietário do terreno?
Não. A destruição dos ninhos de vespa asiática, não acarretam qualquer custo, para o proprietário do terreno.

Avistei apenas vespas asiáticas, mas não encontrei o ninho, que devo fazer?
Caso detete apenas a presença de vespas, por exemplo no quintal a alimentar-se nas fruteiras, flores, ou outro local, tente perceber qual a direção em que as vespas tomam. Após alimentarem-se, as vespas dirigem-se para o ninho, e poderemos apenas destruir os ninhos, e não eliminar indivíduos isolados.