Concluída obra de alargamento do Cemitério de Belinho

2018/11/04

belinho
Realizou-se hoje a cerimónia de bênção da obra de alargamento e requalificação do cemitério de Belinho, concluindo um processo complexo que se arrastava há mais de dez anos e de grande importância para aquela freguesia.
A obra de ampliação do Cemitério de Belinho decorreu da aquisição de uma parcela de terreno, contígua ao cemitério, com uma área total de aproximadamente 1300 metros quadrados, possibilitando a criação, numa primeira fase, de 93 novas sepulturas, ficando ainda terreno disponível para mais 60. Assim, o investimento global aplicado nesta obra ultrapassa os 300 mil euros, aos quais acresce a verba aproximada de 130 mil euros, aplicados na beneficiação e reperfilamento da rua Padre Azevedo Ribeirão, que passa a dar acesso ao cemitério.
Esta obra encerra um problema que se arrastava há mais de uma década, uma vez que a capacidade do cemitério há muito que se havia esgotado. Lembre-se que a obra de ampliação do cemitério de Belinho inseriu-se no Plano de Investimento nas Freguesias, do Município de Esposende, que contemplou investimentos que rondaram os oito milhões de euros e permitiram realizar obras eleitas pelas Juntas de Freguesias como prioritárias para as suas comunidades.
“O encerramento deste processo é um bom exemplo de diálogo, de negociação e de aproximação, entre o poder local e a população”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Estamos, assim, perante mais uma obra concluída, cujo seu início ocorreu no mandato anterior e que representa um custo global que ultrapassa os 400 mil euros.