Município de Esposende promove Semana da Floresta Autóctone

2018/11/20

TrilhoPedestre

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente, vão levar a efeito a Semana da Floresta Autóctone, com o objetivo de assinalar o Dia da Floresta Autóctone, que se comemora a 23 de novembro. Entre os dias 23 e 30 de novembro, serão realizadas várias atividades, dirigidas à comunidade educativa e à população em geral.

Para a comunidade educativa e Instituições Particulares de Solidariedade Social, será desenvolvida a Oficina criativa sobre a floresta, de 23 a 27 de novembro, no Centro de Educação Ambiental. Nesta iniciativa pretende-se sensibilizar os participantes para o uso múltiplo da floresta, através da realização de uma oficina criativa que associa a temática da reutilização de materiais à preservação da floresta.

Entre 23 e 30 de novembro, “Os Sapadores vão à escola!”. Os estabelecimentos de educação e ensino do concelho vão acolher a Equipa de Sapadores Florestais, que irão demonstrar algumas das tarefas e funções relacionados com o seu trabalho diário.

Nos dias 27 e 29 de novembro, a comunidade educativa do 1.º ciclo ao ensino secundário terá oportunidade de participar no trilho pedestre “Conhecer a nossa Floresta!”. Esta atividade pretende sensibilizar os alunos para a multiplicidade e importância dos recursos florestais, através da realização de uma visita a um espaço florestal concelhio de interesse ecológico, sob orientação dos técnicos do Centro de Educação Ambiental e do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal.

Para a comunidade em geral, decorrerá, no dia 24 de novembro, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, o Workshop “Cosmética Natural II”, orientado pela naturopata Raquel Carvalho, o qual pretende dar a conhecer as alternativas ecológicas e ensinar a fazer produtos de higiene e cosmética, 100% natural, amigos da saúde e do ambiente.

Para mais informações ou para fazer a inscrição nas atividades deverá ser contactado o Centro de Educação Ambiental, através do e-mail cea@esposendeambiente.pt ou do telefone 253 967 147.