Parceria dos Lions e Município de Esposende em ação de reflorestação urbana

2019/01/29

DSC03274

O Lions Clube de Esposende, em parceria com o Município de Esposende, levou a cabo uma ação de reflorestação de uma pequena mancha de pinhal.

As manchas arborizadas, quer se situem em meio urbano ou florestal, são importantes para a retenção de partículas e poeiras poluentes, diminuição do ruído, diminuição do efeito do vento, contribuem para a regularização do ciclo hídrico e, de uma forma global, têm um impacto positivo no bem-estar, pois afetam positivamente as populações, quer física, quer psicologicamente.

O concelho de Esposende, que apresenta como lema “um privilégio da natureza” tem vindo a promover um fundamental trabalho na vertente ambiental, algo que pretende continuar ativamente a realizar nas suas diversas variáveis. Considerando que um hectare de floresta (10.000 m²) produz oxigénio necessário para 10 pessoas, é imperativa a salvaguarda e revitalização das áreas arborizadas.

Com esta ação, as entidades parceiras, Câmara Municipal e Lions Clube, contribuíram positivamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 3 (Vida Saudável), ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS 13 (Combater as Alterações Climáticas), ODS 15 (Ecossistemas Terrestres e Biodiversidade) e ODS 17 (Parcerias para o Desenvolvimento).