Benjamim Pereira inaugurou intervenção de 350 mil euros em Fão

2019/02/10

_DSC4101

Assinalando a concretização de mais uma intervenção do plano de investimento em Fão, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, esta tarde, à inauguração da obra de reperfilamento e infraestruturação do troço da Rua Serpa Pinto entre a Rua das Pedreiras e a Rua Forno da Cal.

A intervenção correspondeu a um investimento de aproximadamente 350 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal, conforme assinalou o Presidente Benjamim Pereira, reconhecendo a importância e a premência desta obra, há muito reclamada pela população. Um investimento que se eleva a meio milhão de euros contabilizando também a recente requalificação de uma outra via confluente com esta, em Fonte Boa.

Em matéria de investimento em Fão, o Presidente da Câmara Municipal lembrou as mais recentes intervenções, nomeadamente a construção da capela mortuária, a obra no entroncamento de acesso ao Centro de Saúde, a construção do passadiço de acesso ao Clube Náutico de Fão, para além da Ecovia do Litoral Norte, que ligará Fão a Apúlia e que constituirá um atrativo da maior relevância. Projetos que, no global, totalizam 1milhão 250 mil euros, notou.

Benjamim Pereira adiantou que em breve terá início a empreitada de requalificação da Alameda do Bom Jesus, a concretizar no âmbito do PARU – Plano de Ação para a Reabilitação Urbana, e que estão em estudo novos projectos, entre os quais a construção de uma ponte pedonável e ciclável sobre o rio Cávado. A execução da ciclovia do Cávado até Barcelos é outra das intervenções a concretizar, bem como a intervenção no Bairro de Habitação Social do Caldeirão, no âmbito de cooperação a estabelecer entre o Município e os moradores, à semelhança do que sucedeu no Bairro da Central, em Esposende.

O autarca garantiu que o investimento em Fão é permanente, quer através da execução de projectos e realização de atividades no âmbito da política de descentralização do Município, como no apoio às instituições locais, e afiançou que novas intervenções se perspectivam para Fão, dando cumprimento aos compromissos assumidos com as populações. O autarca lembrou, contudo, que as solicitações das freguesias são inúmeras e que os recursos financeiros do Município são escassos, obrigando a uma gestão rigorosa assente na definição de prioridades.

Concluiu expressando um conjunto de agradecimentos a propósito da intervenção agora inaugurada, particularmente aos moradores pela compreensão face aos transtornos causados pelos trabalhos.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Luís Peixoto, manifestou a sua satisfação pela concretização da obra de reperfilamento e infraestruturação daquele troço da Rua Serpa Pinto, agradecendo, na pessoa do Presidente Benjamim Pereira, à Câmara Municipal. Aproveitou para apelar aos moradores a ligação às redes de infraestruturas que foram implementadas e deu nota de algumas intervenções que gostava de ver concretizadas em Fão.