GATERC apresenta “Al Olaré” no Festival de Teatro Amador do Concelho de Esposende

2019/02/20

Depois do sucesso do espetáculo de abertura, o FestiAma - Festival de Teatro Amador do Concelho de Esposende prossegue no próximo fim-de-semana com a apresentação de uma nova produção, desta vez pelo GATERC - Grupo Amador de Teatro Esposende-Rio Cávado.

As duas sessões do espetáculo “O Nariz”, levado à cena pelo GATA - Grupo de Teatro Amador de Fão, nos dias 16 e 17 de fevereiro, no Auditório Municipal de Esposende, registaram elevada procura de bilhetes, que se traduziram em lotação esgotada, situação que, por um lado, reflete a dinâmica criada em torno do teatro amador e, por outro, a qualidade do trabalho dos grupos concelhios.

O Festival terá continuidade com a apresentação da peça "Al Olaré" pelo GATERC, em duas sessões; no sábado, dia 23 de fevereiro, às 21h30 (já esgotado), e no domingo, dia 24, às 16h30, igualmente no Auditório Municipal.

Baseada num texto de Mário Botequilha, a peça “Al Olaré” tem como protagonista Al Pantalone, que é a história de um embuste. Nada voltará a ser igual depois do golpe dado a um país, a uma geração, a muitas gerações, pelo ganancioso Pantalone, o homem que quer sempre mais uma moedinha no porta-moedas e um amigo bem colocado no bolso. Esta é a época em que a culpa morre solteira. E, no momento em que tudo muda para que tudo fique igual, quem reina é Pantalone.

O FestiAma prosseguirá nos dias 9 e 10 de março, com o espetáculo “Escafandro”, pelo grupo infantil e juvenil Boca de Cena; nos dias 16 e 17 de março, com a peça “Círculo da Caça”, pelo grupo amador de teatro da JUM (Juventude Unida de Marinhas); nos dias 23 e 24 de março, com “Aqui há Gato”, pelo Grupo de Artes Recreativas de Fonte Boa e terminará nos dias 30 e 31 de março com a peça “A Vizinha do Lado”, pelo grupo de teatro Forjães em Cena.

Os bilhetes, com um custo unitário de 2 euros, podem ser adquiridos até às sextas-feiras anteriores aos espetáculos no Serviço de Ação Cultural da Câmara Municipal ou no Centro de Informação Turística de Esposende e, ao fim-de-semana, no Auditório Municipal.

Esta é a terceira edição do FestiAma – Festival de Teatro Amador do Concelho de Esposende, um evento promovido pelo Município de Esposende, no âmbito do programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende. Este evento vai ao encontro aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município refletiu para a sua gestão, enquadrando-se no ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos.