“O Folclore vai a… Rio Tinto” no dia 19 de maio

2019/05/03

Depois de, no dia 6 de abril, Palmeira de Faro ter recebido o teatro, através do grupo da Juventude Unida de Marinhas, este mês é a vez de Rio Tinto acolher um Encontro Etnográfico/Folclore.

Em parceria com os grupos folclóricos do concelho, a Câmara Municipal de Esposende vai levar a efeito iniciativa “O Folclore vai a… Rio Tinto”, no dia 19 de maio, a partir das 15h00, no Largo da Igreja.

O evento será um misto de representações e danças relativos aos usos e costumes do folclore das freguesias concelhias. Estarão presentes o Grupo de Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, o Rancho Folclórico "As Moleirinhas das Marinhas", o Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas, o Rancho Folclórico de Palmeira de Faro, o Rancho Folclórico de Fonte Boa, o Grupo Cantares e Dançares de S. Paio de Antas e a Ronda de Vila Chã. O recém-formado Rancho Folclórico de Rio Tinto será apadrinhado pelos demais grupos folclóricos e terá também a sua participação no encontro.

O Encontro Etnográfico inicia-se com o desfile dos grupos participantes desde a Escola Básica de Rio Tinto até ao Largo da Igreja.

Este evento enquadra-se na política de descentralização cultural municipal, que tem proporcionado à comunidade o acesso a eventos culturais gratuitos, nas suas próprias localidades, como teatro, música, dança e etnografia.

Esta política cultural tem possibilitado o cumprimento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que o Município de Esposende assumiu no seu plano de gestão, concretamente as metas Educação de Qualidade (ODS 4), Reduzir as desigualdades (ODS 10) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).