Município de Esposende em destaque no Fórum Impacto Social

2019/05/09

fórum
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, apresentou os projetos colaborativos em que o Município está envolvido durante o Fórum Impacto Social que decorreu na passada terça-feira, no Porto. Esta foi a primeira vez que a Comunidade Impacto Social reuniu os protagonistas das atividades de capacitação e de trabalho colaborativo, tendo Esposende e Torres Vedras como municípios selecionados para apresentar os programas que têm implementados.
A Comunidade Impacto Social convidou as autarquias pioneiras na dinamização de territórios de impacto a apresentar as suas expectativas quanto à aplicação prática das medidas de intervenção social. Por isso, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende elencou os vários projetos colaborativos, desenvolvidos no âmbito da Coesão Social e que apresentam um impacto positivo no seio da comunidade e na sustentabilidade do território.
“Toda a intervenção do Município de Esposende tem tido a preocupação em reforçar a abordagem junto dos parceiros locais, envolvendo todas as vertentes do desenvolvimento sustentável – ambiente, economia, coesão social – nomeadamente no sentido de se promover a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecendo referências para o alinhamento da Agenda 2030 às necessidades dos territórios, reforçando as capacidades locais, fundamentais para que o desenvolvimento seja participativo e inclusivo”, sustentou Alexandra Roeger.
Face ao impacto social dos projetos colaborativos nas práticas de políticas públicas, o Município de Esposende associou-se à Comunidade Impacto Social (CIS), tendo sido apresentando o projeto a implementar no território, em sede de Conselho Local de Ação Social, do passado dia 24 de abril.
Em Esposende, o projeto proposto visa a capacitação das organizações para a sua melhoria, apontando fatores como a inovação social, o desenvolvimento organizacional e a capacidade de comunicar e interagir com todas as partes interessadas, na medida em que tal é cada vez mais determinante na sustentabilidade e crescimento das organizações. Só mediante um processo de avaliação do impacto social se poderá aferir se os objetivos a que os projetos procuraram dar resposta estão a ser alcançados ou não. Este apuramento de resultados ainda está distante da cultura das organizações sociais, mas é importante a adoção de metodologias para aferir o impacto social das intervenções, na procura da melhoria contínua e numa lógica de melhor servir os seus cidadãos.
Criada em 2013, enquanto programa de capacitação, a Comunidade Impacto Social representa o ecossistema de referência para a gestão de impacto social em Portugal, proporcionando uma plataforma de debate, partilha e capacitação, desenvolvendo uma comunidade cada vez mais diversificada de organizações e de profissionais que atuam na economia social.
A Comunidade lançou, no início do ano, o programa “Territórios de Impacto”, destinado a dinamizar iniciativas, em parceria com comunidades intermunicipais e autarquias, onde, a nível local e regional, as entidades públicas, a sociedade civil e o tecido económico se encontram para gerar impacto social.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas, nomeadamente os referentes a Erradicar a Pobreza, Erradicar a Fome, Saúde de Qualidade, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Trabalho digno e crescimento económico, Reduzir as desigualdades, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.