Plano de Investimentos nas Freguesias leva Benjamim Pereira a Belinho e Mar

2019/06/13

DSC_0099

No âmbito das visitas às freguesias, com vista à elaboração do novo Plano de Investimentos no concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende deslocou-se, hoje, à União das Freguesias de Belinho e Mar.

A jornada de trabalho teve início nas instalações da União de Freguesias em Belinho, onde o executivo camarário reuniu com o executivo liderado por Manuel Abreu. Em cima da mesa estiveram diversas questões, com principal atenção para os projetos e intervenções que se pretende executar nestas localidades, atendendo às pretensões e aspirações das populações. Seguiu-se, depois, a visita ao terreno, de modo a melhor percecionar algumas das questões referidas.

O Presidente Benjamim Pereira sublinhou que, para além desse objetivo, estas reuniões e visitas têm também o propósito de discutir e avaliar eventuais projetos que possam vir a ser desenvolvidos num futuro um pouco mais distante, fazendo, assim, o devido e atempado planeamento, com vista ao desenvolvimento harmonioso e sustentável do concelho.

A requalificação da rede viária, o alargamento da rede de saneamento e a beneficiação de infraestruturas foram alguns dos muitos assuntos abordados. Os eleitos da União de Freguesias deram nota das necessidades de Belinho e Mar, em vários domínios, tendo o Presidente da Câmara Municipal manifestado disponibilidade para encontrar a melhor solução para cada caso.

Lembrando que o Município tem em perspetiva a execução de um conjunto de projetos macro nas áreas urbanas, designadamente os projetos do PARU (Plano de Ação de Regeneração Urbana), para os quais tem já garantida comparticipação financeira a 85%, Benjamim Pereira referiu que o programa de ação de desenvolvimento para o concelho contempla a concretização de projetos em todas as freguesias do concelho, mediante a disponibilidade financeira do Município, daí a necessidade de definir prioridades. Sublinhou, por isso, a relevância destas visitas/reuniões de trabalhos nas freguesias que permitem uma melhor perspetiva da realidade de cada uma das localidades, para além de possibilitarem o contacto com as populações aferindo as suas expetativas e aspirações.

Em resultado destas visitas serão definidas as prioridades com vista à elaboração do novo Plano de Investimentos, sendo, desde já, iniciados alguns procedimentos e estudos para a execução de algumas intervenções.

O roteiro de visitas prossegue na próxima segunda-feira, 17 de junho, com a deslocação à União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto.