Esposende avança com regulamento do Centro de Negócios

2019/09/26

O Município de Esposende aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, o projeto de regulamento municipal de funcionamento e utilização do Centro de Negócios. Segue-se o período de consulta pública, pelo período de 30 dias úteis, após a publicação em Diário da República. Até ao final do ano deverão estar concluídas as obras de adaptação do edifício que vai acolher o Centro de Negócios.

O Centro de Negócios pretende constituir-se como um espaço focado na dinamização económica do concelho, através do apoio a iniciativas empreendedoras e de investimento empresarial. Tem como objetivos apoiar a criação e desenvolvimento de empresas para o Município e estimular o aparecimento de iniciativas empreendedoras, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente adequado ao seu êxito. Visa também incentivar empresas já constituídas ao desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços inovadores, atrair investimento nacional e internacional, propondo-se também continuar a prestar auxílio às empresas graduadas dos programas de incubação e investidores já instalados no concelho, com o propósito de assegurar o seu desenvolvimento e expansão.

Podem candidatar-se aos programas e espaços do Centro de Negócios promotores com uma ideia de negócio, interessados na sua materialização numa empresa; empresas com menos de 24 meses que pretendam desenvolver o seu modelo de negócio e aumentar a sua competitividade; empresas com mais de 24 meses que pretendam ganhar escalabilidade; e spin-offs de empresas maduras. Com caráter multissetorial, o Centro de Negócios estará aberto a qualquer projeto ou empresa.

A proposta de regulamento, aprovada pela Câmara Municipal, estabelece os procedimentos de adesão e o funcionamento do Centro de Negócios, sendo que o período de consulta pública que se segue visa a recolha de contributos e sugestões que poderão, eventualmente, vir a ser considerados na proposta final.

O Centro de Negócios vai ficar instalado num edifício localizado no Largo Rodrigues Sampaio, em pleno centro da cidade de Esposende. Neste momento estão em curso as necessárias obras de adaptação do imóvel, que futuramente também irá acolher alguns serviços municipais.