Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município promove conversas com pais no âmbito do Projeto “Rumo ao Sucesso”

Educacao parental 1 1024 2500
29 Outubro 2019

 

No âmbito do Projeto de Combate ao Insucesso Escolar “Rumo ao Sucesso”, o Município de Esposende promoveu uma “Conversa com Pais”, um encontro informal de partilha sobre questões que inquietam as famílias no processo de educação dos filhos, com os representantes das Associações de Pais e Encarregados de Educação do concelho.

A iniciativa, que decorreu no dia 25 de outubro, no Centro de Informação Turística, lançou o mote para o desenvolvimento de um ciclo de conversas com os pais, das várias escolas do concelho, ao longo do presente ano letivo.

Esta primeira sessão foi amplamente participada, tendo sido abordadas questões relacionadas com a importância da expressão emocional, o amor incondicional aos filhos e a sua associação com os limites e as regras, assim como a importância das rotinas como a higiene do sono e da dieta alimentar e a questão da dependência das TIC (Tecnologias da informação e Comunicação).

Com este ciclo de conversas pretende-se promover momentos de proximidade com os pais e encarregados de educação, através da partilha de dúvidas e de inquietações relacionadas com o desafio de “ser pai/mãe”, apoiando as famílias no desenvolvimento de competências ao nível da educação parental, pela aplicação e utilização de estratégias de intervenção promotoras de uma socialização positiva no contexto familiar e escolar, minimizando conflitos intra e extra-familiares e reforçando a importância da proximidade e articulação dos pais com a escola. A mediação dos espaços de partilha, através dos testemunhos dos pais sobre as práticas familiares, conta com a intervenção dos técnicos do Projeto Rumo ao Sucesso, e poderá envolver técnicos de outras entidades parceiras e de outros profissionais.

A Vereadora da Cultura e Educação, Angélica Cruz, presente nesta primeira ação, sublinhou a importância destas iniciativas na partilha de informação e capacitação parental sobre ferramentas educativas que possam ajudar os pais a lidar com os desafios do dia-a-dia, realçando que cabe ao pais serem facilitadores no processo de desenvolvimento. Este ciclo de conversas poderá ser alargado a outros elementos da família, de forma a partilharem estratégias e ferramentas para melhor lidarem com as suas crianças e adolescentes. Assim, lançou o desafio aos presentes para que divulguem este projeto junto das comunidades educativas e, em função das prioridades definidas, apresentem temáticas que pretendam ver abordadas.

Alinhado com o objetivo da promoção do sucesso educativo, pretende-se que este ciclo de conversas contribua para uma consolidação das boas práticas que o Esposende tem vindo a promover com vista ao desenvolvimento integral dos alunos, tal como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, estratégia orientada também para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.