Duendelândia On Ice com pista de gelo ecológica é atração do Natal em Esposende

2019/11/18

Muita animação entre 27 de novembro a 11 de janeiro

O espírito natalício está prestes a instalar-se em Esposende. Uma pista de gelo ecológica será a grande atração do espaço Duendelândia On Ice, na zona Ribeirinha de Esposende, onde também se realizará a festa de Passagem de Ano, estando garantida a presença de Joana D’Arc, DJ Pette e a sessão de Fogo de Artifício.
O ambiente encantado alcançará o seu expoente máximo com a Parada e Chegada do Pai Natal, com mais de 35 figurante, marcada para as 15h30 do dia 22 de dezembro, com desfile a sair do Largo Dr. Fonseca Lima, com passagem pela Rua 1.º de Dezembro, Largo Rodrigues Sampaio, terminando na zona ribeirinha, junto da Duendelândia On Ice.
A programação de Natal de Esposende apresenta muita animação e música para envolver a cidade no verdadeiro espírito natalício, com muitas surpresas para os principais destinatários desta quadra: as crianças. A organização volta a reunir o Município de Esposende e a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), com as quais colaboram entidades e instituições locais que, através de um programa abrangente, dinamizam o comércio local.
As ruas de Esposende ganham brilho suplementar, já a partir das 19 horas do dia 27 de novembro, altura em que ocorrerá a cerimónia de ligação da iluminação de Natal, com o “Concerto Mais Pequeno de Natal”, protagonizado pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, na Praça do Município.
A Duendelândia On Ice reunirá inúmeras atrações, centradas em jogos e animação, complementadas este ano pela magia que proporciona uma pista de gelo. Este espaço estará aberto ao público de 14 a 29 de dezembro, das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30, na Zona Ribeirinha de Esposende. Aos mais pequenos é proporcionada a experiência de explorar uma Floresta Duende, o Globo Duende, o Ski VR Realidade, a Casa do Pai Natal e insufláveis.
O espetáculo “A Árvore Livreira” subirá ao palco do Auditório Municipal de Esposende, nos dias 5, 6 e 8 de dezembro, com sessões destinadas a crianças das escolas de Esposende e ao público em geral.
Prosseguindo a forte aposta na educação ambiental, entre 7 de dezembro e 7 de janeiro estará patente a exposição “O Meu Natal é Ecológico”, no Centro Informação Turística de Esposende e o Centro de Educação Ambiental acolhe, a 7 de dezembro, uma oficina de “Arranjos Natalícios”.
Dia 7 de dezembro, a Igreja Paroquial de Apúlia recebe, às 21 horas, o Concerto CPCE, altura em que será lançado o disco AETERNUM e, no dia 8 de dezembro, às 17 horas, na Igreja Paroquial de Belinho, realiza-se o Concerto de Natal, pelo Coro Sénior de Esposende. A Igreja Paroquial de S. Paio de Antas recebe, dia 14 de dezembro, o concerto de Natal "The Classic & Ensemble de Sopros da Banda de Antas", às 21 horas.
Também o Coro Ars Vocalis protagonizará um concerto de Natal, no dia 21 de dezembro, pelas 21h30, no Auditório Municipal.
A Biblioteca Municipal Manuel Boaventura associa-se às atividades, com a Hora do Conto, no dia 15 de dezembro, pelas 16 horas, com a dramatização do conto “ZPLIM!! Dia e Noite Rumo ao Polo Norte!” e, nesse mesmo dia, entre as 10 e as 19 horas, o Largo Rodrigues Sampaio acolhe a Feira de Artesanato de Natal.
Nos dias 19 e 20 estão previstas para o Auditório Municipal sessões de cinema infantil, com o filme Frozen II – O reino do Gelo. O Museu Municipal de Esposende, a Casa da Juventude, o Centro de Educação Ambiental e o Centro Interpretativo de S. Lourenço acolhem oficinas, para preencher os tempos livres dos mais novos que se encontram em férias escolares.
Já em janeiro, dia 5, pelas 15 horas, o Auditório Municipal de Esposende acolhe os Cantares ao Menino e, a encerrar a programação, dia 11, realiza-se a Corrida de Ano Novo.