Biblioteca Municipal promove partilhas de viagens e leituras

2020/01/10

GONÇALO CADILHE_farol 26,5x18,5filo

A Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura inicia o ano com muitas propostas literárias e novidades que pretendem incentivar o gosto pela leitura. A partilha de experiências e leituras dará o mote à atividade em torno do livro e da leitura, em Esposende.
“Para conhecer passear ou ler.” Assim, inserido nas comemorações que assinalam os 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação, realizada pelo português Fernão de Magalhães e pelo marinheiro basco Juan Sebastiánn Elcano, a Biblioteca Municipal recebe, Gonçalo Cadilhe que falará sobre o seu livro “Nos Passos de Magalhães, Uma volta ao mundo baseada nas viagens do maior navegador português da História”. Às 21 horas do dia 18 de janeiro.
Portugal e o Mundo assinalam, entre 2019 e 2022, os 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação, realizada pelo português Fernão de Magalhães e pelo marinheiro basco Juan Sebastiánn Elcano.
Nesse contexto, Esposende decidiu associar-se ao evento e convidou o escritor e viajante Gonçalo Cadilhe para proferir uma conferência sobre o livro que escreveu, após uma viagem realizada em 2007, e que, além da viagem, constituiu uma evocação histórica num tempo de globalização.
Através do livro de viagens escrito por Gonçalo Cadilhe, cujo fio condutor é a vida de Fernão de Magalhães, descobrimos uma biografia itinerante do primeiro europeu que desbravou a metade desconhecida do mundo. Nos Passos de Magalhães é a história de lugares mágicos contada pelos olhos de um viajante moderno.
Este livro revela a importância de Fernão de Magalhães na História Universal, recorda o seu contributo para várias disciplinas do saber europeu, tendo determinado a verdadeira dimensão do mundo, além de apresentar a figura heroica e épica do descobridor, pioneiro no encontro de culturas e civilizações.
No dia 19 de janeiro, pelas 16h00, a Biblioteca Municipal acolhe Sónia Peixoto que propõe “Brincar com a Filosofia”, durante a sessão para famílias.
A partir de um livro de Maria José Figueiroa-Rego, as sessões “Brincar na Filosofia” têm como base a ‘Filosofia para Crianças’. Estas sessões pretendem desenvolver nas crianças as capacidades de diálogo, as competências de raciocínio, comunicação e socialização fundamentais
A partir deste mês de janeiro, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura vai promover um Clube de Leitura com o objetivo de incentivar o encontro de jovens que gostem de ler, onde se privilegiará o partilhar de leituras, a troca de ideias, com os participantes a envolverem-se no mundo mágico dos livros.
O Clube de Leitura terá uma sessão semanal, à quarta-feira, para jovens entre os 12 e os 15 anos de idade. A primeira sessão está agendada para o dia 29, às 16h30.
Esta postura enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas.