Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende reforça apoio aos clubes e associações desportivas

19 Out

O Município de Esposende vai reforçar o apoio aos clubes e associações desportivas do concelho na época 2015/2016, anunciou o Presidente da Câmara Municipal. Benjamim Pereira falava na Cerimónia de Assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo.

O Município de Esposende vai reforçar o apoio aos clubes e associações desportivas do concelho na época 2015/2016, anunciou o Presidente da Câmara Municipal. Benjamim Pereira falava na Cerimónia de Assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo com 27 Associações e Clubes do concelho e com as Federações e Associações de diversas modalidades, que teve lugar no passado sábado, dia 17 de outubro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, onde marcou igualmente presença o Vereador do Desporto, Rui Pereira.

O programa de apoio ao associativismo desportivo, que tem vindo a ser implementado nos últimos anos, pretende regular, de forma mais objetiva e adequada, o apoio aos clubes e associações com prática desportiva regular, referiu o Presidente Benjamim Pereira, realçando que, na presente época, está em causa um investimento de 190 mil euros, mais 20 mil euros do que na época anterior, correspondendo a um aumento na ordem dos 10%, um reforço justificado pelo aumento do número de atletas, de equipas e de modalidades com prática federada.

Assim, a Câmara Municipal estabeleceu Contratos Programa com as Associações de Futebol, de Andebol e de Basquetebol de Braga, Associação Distrital de Judo de Braga, Associação de Patinagem do Minho, Associação de Ciclismo do Minho e com as Federações Portuguesas de Canoagem e de Taekwondo, Federação Nacional de Karaté de Portugal e Federação Portuguesa de Surf, que prevêem o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação.

Formalizando o apoio a conceder aos clubes e associações para a sua atividade regular, na época desportiva 2015/2016, o Município estabeleceu Contratos Programa com a Associação Cultural e Desportiva “Os Apulienses”, a Associação Desportiva de Esposende, o Clube Náutico de Fão, o Clube de Futebol de Fão, o Hóquei Clube de Fão, a Associação Juvenil Desportiva Fintas, a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Fonte Boa, o Gandra Futebol Clube, o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, o Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, o Futebol Clube de Marinhas, o Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, o Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro- Esposende Surf Team, o Centro Social da Juventude de Mar, a Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, a Associação Desportiva Cultural e Social de Criaz, a União Desportiva de Vila Chã, o Forjães Sport Club, o Centro Social da Juventude de Belinho, a Associação de Karaté de Apúlia, o Taekwondo Clube de Esposende, o Clube Hípico do Norte, o Águias Serpa Pinto, o Grupo Desportivo de Apúlia, o Bushido Ak Esposende, a Associação Forum Esposendense – Centro de Surf de Esposende e o Equivau.

Nas várias modalidades, a prática desportiva federada abrange cerca de 1500 atletas, a que se soma um número muito significativo de crianças e jovens com uma prática regular na vertente de lazer, fazendo do concelho uma referência nacional ao nível de praticantes, salientou Benjamim Pereira, referindo que a política desportiva do Município vai para além destes apoios, abrangendo a requalificação e construção de infraestruturas desportivas. A título de exemplo apontou algumas das mais recentes intervenções concretizadas pela Câmara Municipal, nomeadamente no Centro Náutico de Gemeses, Estádios de Esposende e Marinhas, Pavilhão de Fão, fazendo igualmente referência, entre outros, aos apoios concedidos para a realização de obras na sede da ARGO, Campo de Jogos de Apúlia e no Centro Náutico da Associação Rio Neiva.

O Autarca vincou que o Município promove uma prática desportiva generalizada e democratizada a todas as faixas etárias, desde a atividade física no Pré-Escolar, às Actividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico, passando pelo apoio ao Desporto Escolar e à prática nos clubes, desenvolvendo, ainda, com grande sucesso, programas de promoção de atividade física para a comunidade idosa, de que são exemplo o “Dar Vida aos Anos” e o “Ginástica nas Freguesias”.

Exemplos da enorme dinâmica desportiva da Câmara Municipal são também o Campeonato Concelhio de Futebol Infantil, o Campeonato Concelhio de Veteranos e os Jogos Desportivos Escolares, a que se junta a realização de eventos que, para além da promoção turística, pretendem valorizar os recursos existentes e dar visibilidade aos clubes e associações locais, referiu Benjamim Pereira. Neste contexto, notou que o concelho tem “atletas de renome mundial” e disse que “é um grande orgulho ver Esposende reconhecido em termos internacionais”, sublinhando que “conseguimos atingir um patamar de excelência no desporto”.

A aposta na área desportiva passa também pela dinamização do Centro Municipal de Medicina Desportiva, onde são feitos os obrigatórios exames médicos garantindo segurança da prática desportiva, bem como a realização de um programa de formação para os agentes desportivos, dotando de conhecimentos técnicos, professores, treinadores, dirigentes, pais e atletas.

O Presidente Benjamim Pereira notou que esta aposta é fruto do trabalho sistemático e sustentado que o Município tem vindo a desenvolver no plano desportivo, aos mais variados níveis, refletindo a importância que a Câmara Municipal confere a esta área. Realçou, contudo, que tal só tem sido possível graças à boa saúde financeira do Município, fruto de uma gestão rigorosa, assente na definição de prioridades.

A terminar a sua intervenção, o Autarca expressou palavras de reconhecimento e de incentivo aos clubes e atletas, bem como aos dirigentes desportivos que dispõem do seu tempo em prol do associativismo desportivo.

Na cerimónia assinaram os Contratos Programa, em representação da Associação de Patinagem do Minho o Presidente Licínio Santos, da Associação de Andebol de Braga o Presidente Manuel Moreira, da Associação de Futebol de Braga o Presidente Manuel Machado, da Associação de Ciclismo do Minho o diretor Armando Sousa, da Associação Distrital de Judo de Braga o Presidente Júlio César Neto, da Federação Portuguesa de Canoagem o Presidente Vitor Félix, e da Associação de Basquetebol de Braga o Presidente Fernando Monteiro. Posteriormente, serão formalizadas as parcerias com a Federação Portuguesa de Taekwondo, Federação Nacional de Karaté de Portugal e Federação Portuguesa de Surf. De um modo geral, todos estes dirigentes expressaram palavras de agradecimento à Câmara Municipal pela política desportiva que tem vindo a concretizar, possibilitando a prática e o fomento das várias modalidades desportivas, particularmente junto das crianças e dos jovens, considerando este um bom investimento.

Presente na cerimónia, o Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Manuel Barros, felicitou também o Município pela aposta no plano desportivo, seja ao nível do apoio aos clubes e atletas, seja ao nível da construção e requalificação de infraestruturas, bem como no que diz respeito à realização de eventos, que têm dado visibilidade a Esposende, afirmando que o Município é “um exemplo”. Notou que dois dos seis atletas de canoagem apurados para os próximos Jogos Olímpicos são do concelho, dizendo que este feito orgulha tanto Esposende como o país, e referiu que o concelho se tem evidenciado também noutras modalidades, como é o caso do futebol e do andebol.

Relativamente aos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo, Manuel Barros saudou a parceria considerando-a da maior importância, quer pela ajuda que presta aos clubes, mas sobretudo pela mais-valia que a prática desportiva representa no desenvolvimento das crianças e dos jovens.

O Diretor Regional Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude aproveitou a oportunidade para pedir a colaboração do Município na implementação de um plano municipal de ética no desporto, envolvendo os pais no fomento “desta grande dinâmica que é o desporto com valores e fair play” e, numa altura em que está em elaboração a carta desportiva nacional, desafiou também a Câmara Municipal a contribuir para uma gestão mais eficiente das infraestruturas desportivas, apelos que o Presidente Benjamim registou e aos quais prometeu dar a devida atenção.