Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Jogos Desportivos Escolares do Município de Esposende disputados por 830 alunos em seis modalidades

Jde2016  1 1024 2500
18 Abr

A encerrar a sétima edição dos Jogos Desportivos Escolares do Município de Esposende, realizou-se a prova de Badminton, na Escola Básica de Esposende.

A encerrar a sétima edição dos Jogos Desportivos Escolares do Município de Esposende, realizou-se a prova de Badminton, na Escola Básica de Esposende.

Promovidos no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE), os Jogos Desportivos Escolares envolveram a participação de aproximadamente 830 alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, das escolas básicas de Esposende, Marinhas, Apúlia e Forjães e Escola Secundária Henrique Medina, tendo sido disputados nas modalidades de Atletismo, Badminton, Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol.

A competição visa promover uma formação desportiva a longo prazo, através de uma proposta complementar às atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar, bem como fortalecer e fomentar, através de diversas modalidades, a relação entre a prática desportiva que é proporcionada pelas escolas e a que é desenvolvida pelo associativismo desportivo. Pretende-se, igualmente, criar um envolvimento entre as várias escolas do concelho, proporcionando um intercâmbio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino, assim como promover uma iniciativa apelativa para a comunidade educativa.

Os Jogos Desportivos Escolares traduzem-se, assim, numa aposta que tem mobilizado e envolvido toda a comunidade escolar do concelho, influenciando positivamente o gosto pela prática desportiva e contribuindo para evidenciar a importância de valores como a cooperação e o respeito por princípios e regras.

Depois de no passado mês de janeiro, se ter realizado a prova de Atletismo, em estrada, na Zona Ribeirinha de Esposende, em março tiveram lugar as fases finais de Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol.

No que se refere a resultados, na modalidade de Andebol, em Masculinos, sagrou-se vencedora a Escola Básica de Apúlia e em Femininos venceu a Escola Secundária Henrique Medina. No que se refere ao Basquetebol, a EB de Marinhas venceu em Masculinos e em Femininos. Na modalidade de Futsal, a EB de Marinhas ficou em primeiro em Masculinos, sendo que em Femininos a equipa vencedora foi a EB de Apúlia. Quanto ao Voleibol, em Masculinos, venceu a EB de Apúlia e no escalão feminino saiu vencedora a Escola secundária Henrique Medina.

Esta semana, mais concretamente no dia 12 de abril, foram apurados os vencedores na modalidade de Badminton. Assim, em Femininos, em Sub 11, em primeiro lugar ficou Joana Carvalho, da EB de Esposende, na segunda posição classificou-se Mafalda Campos, e, em terceiro, Maria Inês Carneiro, ambas da EB de Marinhas. Em Sub 13, venceu Marta Maranhão, da EB de Esposende, e Mónica Laranjeira e Ana Gonçalves, ambas da EB de Apúlia, ocuparam o 2.º e 3.º lugares do pódio, respetivamente. Em Sub 15, a primeira posição foi conquistada por Rita Nery, da EB de Esposende, Ana Rodrigues, da EB de Forjães, ficou em segundo lugar e Fabiana Gomes, da EB de Marinhas, em terceiro. Em Sub 17, Maria Dias, da Escola Secundária Henrique Medina conquistou o primeiro lugar, Francisca Vilas Boas, da EB de Esposende, ficou em segundo lugar e Liliana Baltazar, da mesma escola, alcançou o terceiro lugar.

No que refere ao escalão masculino, em Sub 11, venceu Duarte Cruz, da EB de Marinhas, seguido de Tiago Maciel e de André Moreira, da EB de Esposende. Rodrigo Costa, da EB de Esposende, conquistou o primeiro lugar em Sub 13, tendo sido acompanhado no pódio por Rodrigo Maciel e Bruno Fernandes, ambos da EB de Esposende. No que respeita ao Sub 15, ganhou José Boaventura, da EB de Esposende, no segundo lugar ficou Paulo Gonçalves, do mesmo estabelecimento, e Pedro Campos, da EB de Marinhas, posicionou-se em terceiro. Por fim, em Sub 17, o pódio foi composto por alunos da EB de Esposende, nomeadamente Rui Silva, Brandon Nunes e Bruno Sampaio.

Está assim terminada mais uma edição dos Jogos Desportivos Escolares, que, ao longo dos últimos anos, tem fomentado a prática desportiva e incrementado o aparecimento de novas ...