Benjamim Pereira inaugurou obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós

11 Ago
Forjães viveu, no passado dia 9 de agosto, um dia histórico, com a inauguração das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós. A população compareceu em grande número à cerimónia, que ficará registada na história da freguesia e do Forjães Sport Club, como assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Forjães viveu, no passado dia 9 de agosto, um dia histórico, com a inauguração das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós. A população compareceu em grande número à cerimónia, que ficará registada na história da freguesia e do Forjães Sport Club, como assinalou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e na qual marcaram também presença diversas individualidades, particularmente do mundo do futebol.

A intervenção consistiu na beneficiação do recinto desportivo, que foi alargado e dotado de um relvado sintético de última geração, execução de novos muros de vedação e requalificação dos espaços interiores, nomeadamente dos balneários, lavandaria e ginásio, além da criação de um espaço de receção e atendimento.

A obra representou um investimento de aproximadamente 250 mil euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal. O Presidente Benjamim Pereira referiu que a política de apoio à prática desportiva do Município é ampla e abrangente, incluindo desde a requalificação de equipamentos, apoio nas inscrições de atletas, disponibilização do Centro Municipal de Medicina Desportiva, a existência de um plano da formação para os vários agentes e ainda a realização dos mais variados eventos desportivos, que prestigiam e promovem Esposende, quer em termos nacionais quer internacionais. Assinalando que a intervenção no Estádio do Forjães Sport Club foi executada com o dinheiro dos munícipes e garantindo que “está integralmente paga”, Benjamim Pereira afirmou que a obra deve orgulhar todos os esposendenses e os forjanenses em particular. Deixou claro que o investimento do Município se justifica, atendendo à história do clube, recheada de sucessos, traduzida em 48 anos de atividade ininterrupta, frisando ainda que, “apesar da conjuntura desfavorável, é um clube que não tem dívidas”.

Exaltando a excelência do renovado Estádio Horácio Queirós, paralela à dos estádios de Fão, Esposende e de Marinhas, o Presidente da Câmara Municipal disse que os atletas do Forjães Sport Club dispõem agora de melhores condições para a prática desportiva e apelou ao regresso daqueles que, entretanto, ingressaram noutros clubes.

Benjamim Pereira recordou que a execução da empreitada foi “uma caminhada longa e penosa”, um processo moroso marcado por vários constrangimentos, pelo que fez questão de enaltecer publicamente a coragem e a persistência dos dirigentes do Forjães Sport Club, para quem pediu uma salva de palmas, destacando ainda o trabalho do executivo, atual e anterior, da Junta de Freguesia de Forjães.

Em jeito de sugestão, o Presidente do Município abordou a possibilidade de o “novo” estádio e as Piscinas Municipais de Forjães serem rentabilizadas em favor da comunidade educativa, dado que ambos os equipamentos se localizam nas imediações da Escola Básica do Baixo Neiva e do novo Centro Escolar de Forjães, que será inaugurado no próximo mês de setembro.

Manifestamente feliz, o Presidente da Direção do Forjães Sport Club afirmou estar a viver “um dia grande, de festa, de concretização de um sonho”. Fernando Neiva agradeceu, por isso, à Câmara Municipal o investimento que veio conferir melhores condições de trabalho aos cerca de 150 atletas do clube, repartidos entre a equipa sénior e os escalões de formação, incluindo uma equipa feminina. “Com este relvado temos que ser mais ambiciosos em termos de resultados”, afirmou, expressando o desejo de que mais atletas possam ingressar no clube.

O dirigente agradeceu o empenho do Município na concretização da obra, assim como o apoio concedido ao nível dos escalões de formação, possibilitando a prática desportiva aos mais jovens, e estendeu os agradecimentos à Junta de Freguesia de Forjães pelo papel que teve no processo de execução da empreitada.

A satisfação de ver concretizada uma aspiração antiga das gentes de Forjães foi igualmente expressa pelo Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Ribeiro. O Autarca felicitou a Câmara Municipal por ter tornado o sonho realidade e enalteceu a postura dos membros da atual direcção, que integravam a anterior Comissão Administrativa, por terem sabido ultrapassar os constrangimentos inerentes à execução da obra.

Em nome da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o diretor técnico nacional Silveira Ramos regozijou-se com a intervenção efectuada, dizendo que permitiu transformar o Estádio Horácio Queirós “num grande equipamento desportivo moderno”, do qual beneficiarão muitos atletas. O dirigente da FPF saudou a parceria entre a Câmara Municipal de Esposende, a Junta de Freguesia de Forjães e o Forjães Sport Club, que permitiu concretizar a obra, sem a ajuda das instituições desportivas nacionais.

Estiveram ainda presentes na cerimónia os representantes do Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Associação de Futebol de Braga, que felicitaram os intervenientes pela concretização da obra.

A bênção das obras de requalificação do Estádio Horácio Queirós esteve a cargo do Pároco de Forjães, Padre José Manuel Ledo, tendo a cerimónia de inauguração incluído o encontro de Glórias do Passado do Forjães Sport Club, um jogo entre Glórias do Passado/Emigrantes, o Desfile/Apresentação de Artigos do clube, o desfile das equipas do Forjães Sport Clube, um jogo entre o plantel sénior e, por fim, um lanche/jantar convívio.