Município de Esposende atribui 63 000 euros a Juntas de Freguesia e Instituições do concelho

25 Mai

Numa ótica de salvaguarda dos interesses das populações, a Câmara Municipal de Esposende aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros a Juntas de Freguesia e instituições, no montante global de aproximadamente 63 000 euros.

Para a Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra será transferido o montante de 14 283 euros, verba corresponde ao diferencial da comparticipação concedida para a aquisição de um autocarro. Com efeito, a autarquia tinha atribuído 62 100 euros à Junta da União de Freguesias quando, na realidade, o montante correspondente a 90% do valor da viatura é de 76 383 euros.

Atendendo à solicitação da Junta de Freguesia de Forjães, a Câmara Municipal vai atribuir um apoio financeiro de 625 euros para aquisição de um “Soprador de Folhas”, contribuindo para a manutenção da salubridade e do meio ambiente da freguesia.

A Junta de Freguesia da União das Freguesias de Belinho e Mar viu aprovado o apoio financeiro, no montante de 1 476 euros, para fazer face às despesas de aluguer de contentores equipado com casas de banho, a colocar na praia de Mar por altura da época balnear, e no recinto da Capela da Senhora da Guia, em Belinho, durante a Peregrinação Arciprestal.

O Município aprovou, também, a atribuição de 22 500 euros à Junta de Freguesia de Gemeses com vista à aquisição de um veículo de transporte de passageiros com capacidade para 9 passageiros, para fazer face às diversas solicitações da comunidade e, assim, poder apoiar os jovens, idosos e atletas nas suas mais diversas atividades.

Deliberou igualmente atender ao pedido de apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Apúlia e Fão para custear os encargos com a reparação/substituição de materiais nas casas de banho públicas da Praia de Apúlia, no montante de 98,90 euros.

Tal como em edições anteriores, o Município vai apoiar o Futebol Clube de Marinhas na organização do Torneio Internacional de Futebol Infantil, cuja 31.ª edição decorrerá nos dias 16 e 17 de junho, suportando os encargos, no montante de 3 180 euros, com o transporte das equipas participantes que se deslocam de Lisboa, concretamente o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal. Este apoio é justificado com a relevância deste evento, um dos mais importantes ao nível do futebol infantil que se realizam no país.

O Município vai, ainda, apoiar o Centro Social da Paróquia de Curvos na aquisição de nova viatura de 9 lugares adaptada com plataforma elétrica. Cumprindo o estipulado no que se refere ao apoio às instituições para a compra de viaturas, será atribuída uma verba de 20 750 euros, correspondente a 50% do encargo da viatura. Este apoio justifica-se atendendo ao papel fundamental do Centro Social da Paróquia de Curvos na operacionalização de respostas sociais, bem como ao papel pró-ativo que a instituição tem desempenhado na Rede Social de Esposende.