Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende promove formação desportiva integral

Contratos desportivos 1 1 1024 2500
13 Dez

 

“Em Esposende, a prática desportiva é, cada vez mais, um complemento da formação do indivíduo, um contributo indissociável na formação de caráter, um desígnio de vida de cada vez mais pessoas.” O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, enquadrava, perante representantes de associações e clubes, o crescente investimento no desporto, durante a cerimónia de assinatura dos Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo relativos à época 2018/2019, realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.
Através destes contratos programa, a Autarquia vai investir cerca de 254 mil euros, pagando as taxas de filiação, as inscrições, os cartões e os seguros dos atletas dos escalões de formação de 27 associações e clubes do concelho. A esta forma de fomentar a prática desportiva surgem associadas dez Associações e Federações de modalidades desportivas diversas que também rubricaram os contratos.
“Esta modalidade, adotada pelo Município de Esposende, visa ajudar os clubes a concretizar os seus objetivos sociais e, simultaneamente, racionalizar os recursos do Município de Esposende, fixando normas transparentes e objetivos claramente definidos de rigor e imparcialidade”, referiu Benjamim Pereira, lembrando, porém, que as regras rígidas são transversais a todos os setores.
“Nunca abdicarei da sustentabilidade financeira do Município, porque essa é a condição para nos podermos candidatar a fundos comunitários e fazermos investimentos importantes para o concelho”, garantiu Benjamim Pereira.
O autarca apontou o papel participativo dos clubes e associações do concelho, mas destacou “a atenção que as associações e federações das mais diversas modalidades” continuam a dispensar a esta iniciativa da Câmara Municipal de Esposende.
A propósito, o representante da associação de futebol de Braga, Manuel Machado, alertou para a correta aplicação do dinheiro. “Estas verbas devem ser bem aplicadas, para que a formação seja correta. Devemos aproveitar bem as ajudas que nos dão”.
Já Fernando Monteiro, presidente da Associação de Basquetebol de Braga entende que “a iniciativa do Município de Esposende deve ser exemplo a seguir, na medida em que o desporto, além de importante complemento ao bem-estar físico do indivíduo, adquire papel de relevo na sua socialização”.
Por seu turno, o presidente da Associação de Patinagem do Minho, Licínio Santos, destacou o papel da autarquia, porque “estimula e apoia a prática desportiva”.
Subscreveram os Protocolos de Desenvolvimento Desportivo as associações de Andebol de Braga, de Patinagem do Minho, de Futebol de Braga, de Voleibol de Braga, de Basquetebol de Braga, de Badminton do Norte e as Federações Portuguesas de surf, Karaté, Canoagem e TaeKwondo.
Relativamente aos clubes, subscreveram os contratos programa o Águias de Serpa Pinto, Antas Futebol Clube, Associação Cultural e Desportiva "Os Apulienses", Associação de Karaté de Apúlia, Associação Desportiva Cultural Social de Criaz, Associação Desportiva de Esposende, Associação Juvenil Desportiva Fintas – Esposende, Bushido AK Esposende, Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro – Esposende Surf Team, Centro Social da Juventude de Mar, Centro Social Juventude Belinho, Clube de Futebol de Fão, Clube Hípico do Norte, Clube Náutico de Fão, Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro, Equivau - Cooperativa Social, Terapêutica e Equestre, CRL, Forjães Sport Clube, Forum Esposendense - Centro de Surf de Esposende, Futebol Clube de Marinhas, Gandra Futebol Clube, Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, Grupo Desportivo de Apúlia, Hóquei Clube de Fão, Núcleo Escolar Federado Escola EB 2,3 António Correia Oliveira, Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, Taekwondo Clube de Esposende e União Desportiva de Vila Chã.