Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Prova de Atletismo marca arranque dos Jogos Desportivos Escolares

 dsc6633 1 1024 2500
17 Jan

_DSC6678

A Zona Ribeirinha de Esposende vai acolher amanhã, dia 18 de janeiro, no período da manhã, a prova de Atletismo dos Jogos Desportivos Escolares 2018/2019.

A competição, que vai já na décima edição, é promovida pelo Município de Esposende, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho e Escola Profissional de Esposende, envolvendo, no presente ano letivo, envolve a participação de aproximadamente 600 alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do ensino Secundário e Profissional. Além do Atletismo, os Jogos Desportivos Escolares incluem as modalidades de Badminton, Andebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol.

Vão disputar a prova de atletismo os alunos previamente apurados nas provas realizadas nas Escolas Básicas de Apúlia e de Forjães, António Rodrigues Sampaio-Marinhas e António Correia de Oliveira-Esposende, e na Escolas Secundária Henrique Medina e Profissional de Esposende. As restantes modalidades serão disputadas no próximo mês de abril.

Depois desta primeira prova, os jogos são retomados em abril, realizando-se entre os dias 1 e 5, nas escolas do concelho. Assim, haverá a disputa na modalidade de Andebol, no dia 1 de abril, na EB de Forjães, para o escalão de Iniciados. No dia 2 de abril, decorrerá a modalidade de Futsal, na EB de Apúlia para o Escalão de Infantis A. No dia 3 de abril, decorrerá, na Escola Secundária Henrique Medina, a competição de Voleibol para o escalão de Juvenis. No dia 4 de abril terá lugar, na EB António Rodrigues Sampaio, a competição de Basquetebol para o escalão de Infantis B, sendo que os jogos terminarão no dia 5 de abril, com a modalidade de Badminton, na EB António Correia de Oliveira.

Os Jogos Desportivos Escolares inserem-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e visam promover uma formação desportiva a longo prazo, através de uma proposta complementar às atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar. A competição visa também fortalecer e fomentar, através de diversas modalidades, a relação entre a prática desportiva que é proporcionada pelas escolas e a que é desenvolvida pelo associativismo desportivo. Pretende-se, igualmente, criar um envolvimento entre as várias escolas do concelho, proporcionando um intercâmbio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino, assim como promover uma iniciativa apelativa para a comunidade educativa.

Esta competição vai de encontro também aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, designadamente Vida Saudável, Educação de Qualidade, Igualdade de Género, Reduzir as Desigualdades, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Parceria para o Desenvolvimento.