Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

300 atletas disputaram Prova de Atletismo dos Jogos Desportivos Escolares

Atletismo16 1 1024 2500
02 Fev

Decorreu, no passado dia 29 de janeiro, a prova de Atletismo da edição 2015/2016 dos Jogos Desportivos Escolares do Município de Esposende, que envolveu a participação de aproximadamente 300 atletas.

Decorreu, no passado dia 29 de janeiro, a prova de Atletismo da edição 2015/2016 dos Jogos Desportivos Escolares do Município de Esposende, que envolveu a participação de aproximadamente 300 atletas.

Tendo como palco a Av. Eng.º Arantes e Oliveira (Av. Marginal), a competição foi disputada pelos alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, previamente apurados em provas realizadas nas respetivas escolas, nomeadamente na Escola Secundária Henrique Medina e Escolas Básicas de Apúlia, de Marinhas, de Forjães e António Correia de Oliveira. Distribuídos pelos escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis e Juniores, os alunos competiram em percursos de 1000m a 3000 metros.

Em termos classificativos, no escalão de Infantis A Femininos venceu Inês Abreu, da EB António Correia de Oliveira, em 2.º lugar ficou Fabiana Casais, da Escola Básica de Apúlia, e, em 3.º, classificou-se Zoe Ahkers, da EB António Correia de Oliveira. Em Infantis A Masculinos, António Gonçalves, da EB António Correia de Oliveira, foi o primeiro a cortar a meta, seguido de Duarte Cruz e de Fábio Abreu, ambos da Escola Básica das Marinhas.

Em Infantis B Femininos sagrou-se vencedora Beatriz Silva, da EB António Correia de Oliveira, no 2.º lugar posicionou-se Beatriz Ribeiro, da Escola Básica de Forjães, e Vitória Morim, da EB António Correia de Oliveira, ocupou o 3.º lugar do pódio. No que se refere ao escalão de Infantis B Masculinos, o vencedor foi Porfírio Gomes, da Escola Básica das Marinhas, seguido de Manuel José Gonçalves e de Rafael Calheiros, ambos da Escola Secundária Henrique Medina.

Ana Cláudia, da Escola Básica de Apúlia, conquistou a 1.ª posição em Iniciados Femininos, sendo acompanhada no pódio por Inês Viana, da Escola Básica de Apúlia, e por Beatriz Abreu, da Escola Básica das Marinhas. Em Iniciados Masculinos, a meta foi alcançada primeiro por César Miguel Faria, da Escola Básica das Marinhas, em 2.º lugar ficou João Guilherme Azevedo, da Escola Secundária Henrique Medina, seguido de Leonardo Pereira, da Escola Básica das Marinhas.

Relativamente ao escalão de Juvenis Femininos, o pódio foi ocupado por atletas da Escola Secundária Henrique Medina, em 1.º lugar Celina Faria, em 2.º Mariana Barbosa e, em 3.º, Jéssica Coutinho. Em Juvenis Masculinos venceu Lucas Tucker, seguido de Vítor Hugo Barbosa e Diogo Abreu, igualmente da Escola Secundária Henrique Medina.

Mariana Silva alcançou o 1.º lugar em Juniores Femininos, tendo Alice Alves e Olga Silva conquistado o 2.º e 3.º lugares, respetivamente, todas atletas da Escola Secundária Henrique Medina. No que diz respeito aos Juniores Masculinos, sagrou-se vencedor Alfredo Delgado, da Escola Básica das Marinhas, em 2.º lugar posicionou-se Paulo Filipe Cruz e, em 3.º, Vítor Miquelino, ambos da Escola Secundária Henrique Medina.

Os Jogos Desportivos Escolares terão continuidade no próximo mês de março, entre os dias 14 e 17, com a realização das competições nas modalidades de Andebol, Futsal, Voleibol e Basquetebol.

Os Jogos Desportivos Escolares inserem-se no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Esposende (PEDDE) e visam promover uma formação desportiva a longo prazo, através de uma proposta complementar às atividades já desenvolvidas no âmbito do desporto escolar. A competição visa também fortalecer e fomentar, através de diversas modalidades, a relação entre a prática desportiva que é proporcionada pelas escolas e a que é desenvolvida pelo associativismo desportivo. Pretende-se, igualmente, criar um envolvimento entre as várias escolas do concelho, proporcionando um intercâmbio entre os alunos dos diferentes estabelecimentos de ensino, assim como promover uma iniciativa apelativa para a comunidade educativa.