Esposende posiciona-se no panorama equestre internacional

10 Set

IMG_0029

Esposende evidenciou-se no panorama equestre internacional com a realização da primeira edição do Concurso de Saltos Internacional, que decorreu entre os dias 6 a 8 de setembro, no Clube Hípico do Norte, em Gandra.

O evento, organizado pelo Clube Hípico do Norte, em parceria com a Federação Equestre Portuguesa e a Câmara Municipal de Esposende, envolveu 150 cavaleiros e cerca de 600 profissionais de equitação, sendo que o vencedor da prova principal foi o português Hugo Carvalho.

A organização pretendeu proporcionar ao público um espetáculo único em família, com entrada gratuita, com momentos lúdicos, batismos a cavalo, insufláveis, concertos ao vivo, passeios de barco no rio Cávado, provas equestres noturnas e festas temáticas.

Já os cavaleiros profissionais tiveram uma experiência competitiva de excelência, tanto no aspeto da participação e performance desportivas, como na hospitalidade com que Esposende acarinhou o evento, os participantes e seus familiares.

O CSI Esposende foi selecionado pela Federação Equestre Portuguesa como etapa de qualificação para o Campeonato da Europa da Juventude de 2020 e teve transmissão em direto na SPORT-TV e em diferido na RTP.

A Federação Equestre Portuguesa considerou este evento como um dos melhores concursos dos últimos anos realizados em Portugal. O Hipismo tornou-se, definitivamente, um produto turístico, posicionando o concelho como um território de eleição para o turismo equestre. A organização estima que o impacto económico do evento em Esposende foi superior a 680 000 euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende sublinha o impacto deste evento na projeção da imagem de Esposende, como um destino equestre turístico e desportivo. Benjamim Pereira refere que “o balanço é francamente positivo, sendo que a organização do Clube Hípico do Norte esteve ao melhor nível”.

“Pela visibilidade, notoriedade e valor turístico que o CSI Esposende representa está garantida a sua continuidade, em 2020”, afiançou.