PRIMEIRA EDIÇÃO DO “ESPOSENDE CUP” FOI UM SUCESSO

01 Jul
O Município de Esposende e a empresa CA Events organizaram a 1ª edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil “Esposende Cup” no passado fim de semana.
Com a colaboração da AD Esposende, CF Fão, Forjães SC e FC Marinhas, que cederam as suas instalações e deram apoio logístico à iniciativa, foram realizados quase 200 jogos ao longo dos três dias, nos escalões de Traquinas (nascidos em 2006 e 2007), Benjamins (nascidos em 2004 e 2005, Infantis (nascidos em 2001 e 2003 e Iniciados (nascidos em 2000 e 2001), com a participação de 72 equipas oriundas do norte do país, Espanha e Inglaterra.
Na cerimónia de entrega de prémios, o Complexo Desportivo de Marinhas foi pequeno para as cerca de três mil pessoas, que assistiram ao jogo da final do escalão de Iniciados entre o Celta de Vigo e os ingleses do Brighton, e à entrega de prémios aos 1200 atletas participantes.
A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o Presidente da Associação de Futebol de Braga, Presidentes de Junta de Freguesia, Presidentes dos Clubes de Futebol do concelho, o Campeão do Mundo de Motociclismo Paulo Gonçalves e Neno, padrinho do torneio.
O Presidente do Município, Benjamim Pereira, para além de agradecer a presença dos atletas, pais, dirigentes e amantes da modalidade, salientou a aposta na formação desportiva das crianças e jovens, e na dinamização de eventos como forma de promover turisticamente o território, assegurando a continuidade da iniciativa no próximo ano.
Por seu turno, Neno felicitou e deu os parabéns à organização pelo magnífico envolvimento conseguido, ao longo do fim de semana, no concelho. Também os responsáveis da Federação e Associação de Futebol felicitaram a organização e incentivaram à continuidade do projecto, de forma a tornar o Esposende Cup uma referência nacional a breve prazo.
Em termos desportivos a equipa do Fiães SC venceu nos escalões de Traquinas e Benjamins, o Salgueiros 08 saiu vencedor em Infantis e os espanhóis do Celta de Vigo venceram o escalão de Iniciados.
O nível competitivo foi muito interessante nesta 1ª edição, que permitiu ainda que todas as equipas dos clubes do concelho tivessem uma participação plena, algumas das quais com resultados muito interessantes, sendo mesmo de destacar as presenças da AD Esposende e FC Marinhas a disputarem as finais de Infantis e Traquinas, respetivamente. Também o CF Fão em Traquinas e a AD Esposende em Benjamins, alcançaram honrosos terceiros lugares e idas ao pódio.
A iniciativa teve um impacto muito importante na economia local, uma vez que durante o fim de semana as unidades hoteleiras registaram taxas de ocupação na ordem dos 90 a 100%, para além da restauração que teve um forte aumento na procura, pelo que o Municipio já está a planear a edição de 2016.