24 horas de Spin-Bike juntou campeões nas comemorações do 19.º aniversário das Piscinas

21 Dez

Integrado nas comemorações do 19.º aniversário das Piscinas Foz do Cávado, e numa iniciativa inédita em Esposende, a empresa municipal Esposende 2000 organizou uma prova de Indoor Cycling - bicicletas estáticas de ginásio.

O evento \"24 horas de Spin-Bike\" decorreu entre as 12h00 do dia 19 e as 12h00 do dia 20 de dezembro, numa área equipada a preceito, no átrio das Piscinas Foz do Cávado e contou com a adesão de 7 equipas, de 12 elementos cada, num total de 84 participantes.

Venceu o coletivo que conseguiu fazer mais quilómetros, a equipa da JUM Sanitop, com 912,9 Km percorridos. O segundo lugar do pódio foi conquistado pela equipa BikeSeven, que percorreu 907,4 Km e, no terceiro lugar, classificou-se a Esposende Bike Team, 862,1 Km. Quantos às restantes equipas, a Trail Running Esposende ficou em quarto lugar, com 826,6Km, seguida da Team Esposende 2000, que pedalou 820,2 Km, na sexta posição ficou a Pisto Team, com 774,9 Km, seguida da Gym Ladies, equipa composta por elementos femininos, que conseguiu percorrer 687,5 Km. No total foram percorridos 5,791 Kms, sendo que a distância média percorrida pelos primeiros classificados rondou os 40 km/hora.

O evento reuniu alguns dos nomes grandes do ciclismo português, como João Benta, da Louletano, e José Dias, da Seissa e atleta da seleção nacional de BTT. João Ribeiro, campeão do mundo e atleta olímpico de canoagem também marcou presença, tal como praticantes de spinning em ginásios e amantes de outras modalidades, como corrida e trail.

Atendendo ao ritmo competitivo da prova, a adrenalina e a emoção estiveram sempre presentes ao longo das 24 horas, com as equipas a revezarem os seus atletas, no sentido de alcançar o melhor resultado. Nas primeiras duas horas, a liderança pertenceu à equipa Esposende 2000 Team, com João Couto a entrar muito forte, mas rapidamente o canoísta João Ribeiro e depois o ciclista João Benta levaram a BikeSeven a uma liderança confortável. A reviravolta no resultado deu-se pelas 23h00 quando a equipa da JUM Sanitop, que se vinha aproximando da liderança, conseguiu ultrapassar equipa da BikeSeven, com prestações sempre muito consistentes e de forma muito linear, acabando por se manter na liderança até ao final.

No final, na entrega dos prémios, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, Manuel Losa, agradeceu a participação de todos, manifestando o seu agrado pela elevada adesão e pela forma emotiva e altamente competitiva com que as equipas participaram neste desafio. \"Foi lindo ver, neste 19.º aniversário da Esposende 2000 e das Piscinas Foz do Cávado, serem lançadas sementes para o futuro, ideias que poderão ser replicadas noutros locais\", referiu, agradecendo o apoio do público e das famílias dos atletas, que constituíram “uma claque incansável” durante as 24 horas. \"Existem muitos eventos de 24 horas de Indor Cycling/Spinning no registo de aulas de grupo de academia. Nós fomos mais além, tornamos isto competitivo e, para isso, tivemos que criar regras e adaptar as bicicletas, fomos algo inovadores \", referiu.

\"Tentamos sempre inovar e incentivar a nossa população a praticar desporto de uma forma saudável e em comunidade, fomentado as relações interpessoais”, concluiu Manuel Losa.

O Vereador do Desporto, Rui Pereira, enalteceu a realização deste evento, lançando o desafio à Esposende 2000 para realizar um evento do género no período de verão, no exterior do edifício e desejou os maiores sucessos à empresa que este mês comemora o 19.º aniversário.