Município de Esposende continua a melhorar condições de habitabilidade das famílias do concelho

04 Dezembro 2015
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, no dia 2 de dezembro, à entrega simbólica das casas a três agregados familiares do concelho, cujas habitações foram alvo de intervenção no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município e a Associação Esposende Solidário.
O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, procedeu, no dia 2 de dezembro, à entrega simbólica das casas a três agregados familiares do concelho, cujas habitações foram alvo de intervenção no âmbito do protocolo estabelecido entre o Município e a Associação Esposende Solidário, num investimento de cerca de 68 mil euros.

Uma das moradias localiza-se na freguesia de Gemeses, tendo beneficiado um agregado familiar de quatro pessoas, e as outras situam-se em Marinhas, sendo que uma aloja uma família de quatro pessoas e a outra um jovem com mobilidade condicionada.

Acompanhado pela Vereadora da Coesão Social Raquel Vale e pelos Vereadores António Maranhão Peixoto e Jaqueline Areias, Benjamim Pereira deslocou-se a Gemeses, onde estiveram presentes também João Peixoto, em representação da Associação Esposende Solidário, e o Presidente da Junta de Freguesia, Eduardo Maia. O Arcipreste de Esposende, Delfim Fernandes, procedeu à bênção da habitação requalificada, com votos de felicidades para a família.

Em Marinhas, a bênção das casas foi feita pelo Pároco, Padre Avelino Peres Filipe, que dirigiu uma palavra de felicitação a todos quantos se empenharam na melhoria das condições de habitabilidade destas famílias, entre as quais a Conferência Vicentina da Paróquia de Marinhas, que se fez representar por José Amorim. Esteve também presente o Presidente da Junta da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva.

O Presidente da Câmara Municipal, assumindo estar a viver um dia particularmente feliz, assinalou que o Município tem “a responsabilidade e a obrigação de ajudar aqueles que têm maiores dificuldades”, nomeadamente na criação de melhores condições de habitabilidade. Benjamim Pereira referiu que, no plano da intervenção social, o Município tem prestado um conjunto muito variado de apoios, entre os quais a requalificação habitacional dos agregados familiares que, por razões várias, enfrentam maiores dificuldades socioeconómicas. Frisando que esta questão sempre mereceu particular atenção do Município, o Autarca referiu que “fazemos um grande esforço por estar junto das populações e dar resposta às suas necessidades”, salientando, contudo, que “os recursos são limitados”, havendo necessidade de priorizar as intervenções.

O Presidente Benjamim Pereira saudou a parceria estabelecida com a Associação Esposende Solidário e agradeceu a colaboração das Juntas de Freguesia, assim como de todas as entidades que voluntariamente se têm vindo a associar a esta causa.