Município de Esposende promove II Encontro sobre Violência Doméstica

10 Novembro 2015
O Município de Esposende vai promover o II Encontro sobre Violência Doméstica “Estranha forma de amar…”, com o intuito de assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se comemora a 25 de novembro, e de alertar a comunidade para esta problemática.

O encontro, que se realiza a 25 de novembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, destina-se à comunidade em geral, em particular aos agentes locais que intervêm em situações de Violência Doméstica, como técnicos das forças de segurança pública, de intervenção social, das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, professores, dirigentes associativas e autarcas, bem como a todos quantos pretendem aprofundar conhecimentos sobre esta área ou que se movem pela causa de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Esta ação pretende promover a reflexão sobre os paradigmas e práticas de intervenção atuais no âmbito da Violência Doméstica e sobre os diferentes tipos de violência exercidos contra as mulheres, proporcionando momentos de informação/formação que levem à reflexão e preparação dos diferentes agentes para uma intervenção concertada.

A iniciativa inicia-se, pelas 15h00, com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e da Vereadora que tutela a área social, Raquel Vale. A abrir o painel de intervenções, Rosa Saavedra, Assessora Técnica da Direção da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - APAV, falará sobre “Violência contra as Mulheres”. Marlene Matos, Professora Auxiliar na Escola de Psicologia e Investigadora no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho abordará a temática “Violência Doméstica: Desafios Atuais” e Alberto Mendes, do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas, vai dar a conhecer “A Intervenção do NIAVE na Violência Doméstica”. Às intervenções segue-se um período de debate e, a encerrar este II Encontro sobre Violência Doméstica, terá lugar, pelas 17h15, a abertura da Exposição “Dar Voz ao Silêncio”.

A participação nesta ação é gratuita, contudo e por questões de logística da própria iniciativa, carece de inscrição prévia, que deverá ser formalizada através de email, para espaco.bemmequerem@cm-esposende.pt, até ao dia 20 de novembro.