Esposende promove «Envelhecimento Ativo»

04 Março 2016

Com cada vez maior dinâmica e elevada adesão dos idosos do concelho, o Programa «Envelhecimento Ativo», desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, tem contribuído, de forma efetiva, para a qualidade de vida desta franja da população, promovendo o seu bem-estar, a inclusão social e o seu reconhecimento na comunidade.

Os idosos têm, através deste programa, a oportunidade de participar, ao longo de todo o ano e de forma gratuita, num conjunto muito diversificado de atividades de vária índole, nomeadamente de caráter lúdico, recreativo, desportivo, musical, cultural e desportivo.

A particularidade deste programa reside na articulação e complementaridade entre as diversas entidades intervenientes na promoção das atividades, constituindo um programa integrado interinstitucional. Com efeito, cada entidade organizadora assume o papel de anfitriã, tratando de toda a logística do evento e recebendo nas suas instalações os utentes das outras instituições. Este programa tem vindo a fortalecer as parcerias locais, permitindo concertar esforços, otimizar recursos, integrar contributos e complementar a intervenção com vista à promoção de um envelhecimento ativo.

A edição de 2016 arrancou com o 4.º Encontro Intergeracional de Janeiras, organizado pelo Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro (CICS), e prossegue no próximo dia 22, com a realização da Via Sacra, pelo Centro Social e Paroquial de Curvos, reservando para o dia 24, o 4.º Torneio Interinstitucional de Boccia, na Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia (ASCRA). Entre a multiplicidade de atividades que integram o programa, a Festa dos Santos Populares e a Festa do Idoso em Fátima assumem particular relevância, pela elevada participação, contudo, todas as iniciativas se têm revelado do agrado dos idosos.

O projeto da criação do Coro Sénior de Esposende, que está já em desenvolvimento, trouxe ainda mais dinâmica ao programa, constituindo um estímulo muito importante e mais um incentivo para os idosos que, através dos cantos populares e regionais, têm a oportunidade de reavivar as suas vivências e memórias, ativando as suas capacidades cognitivas e intelectuais. Este novo desafio, que contribui também para reforçar o companheirismo e o convívio entre eles, colheu a melhor adesão e está a ser desenvolvido em articulação com todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho com valência para a terceira idade.

Para além do Município e da empresa municipal Esposende 2000, as entidades envolvidas na materialização do programa “Envelhecimento Ativo”, são a ACARF - Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães, ASCRA - Associação Social Cultural e Recreativa de Apúlia, CICS - Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, Centro Social da Juventude de Belinho, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social da Paróquia de Curvos, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, Delegação de Esposende da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Esposende Solidário, Fundação Lar de Santo António, GRASSA -Grupo de Solidariedade Social de Antas, Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Santa Casa da Misericórdia de Fão e Centro de Saúde de Esposende.