Câmara Municipal de Esposende apoia JUM na aquisição de nova viatura de transporte

04 Junho 2015
Levando como prenda a promessa de apoio à aquisição de uma viatura de transporte de passageiros e de total disponibilidade do Município para colaborar com a instituição, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado da Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, visitou, ontem, a JUM.
Levando como prenda a promessa de apoio à aquisição de uma viatura de transporte de passageiros e de total disponibilidade do Município para colaborar com a instituição, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado da Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, visitou, ontem, a JUM – Juventude Unida de Marinhas. A visita contou também, entre outras, com a presença do Diretor do Instituto da Segurança Social de Braga, Rui Barreira, e do Presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva.

Estando em curso a realização de mais uma edição da Semana da Primavera, os dirigentes da JUM aproveitaram para dar a conhecer o trabalho desenvolvido no plano social e dar nota das carências da instituição. A oportunidade foi aproveitada também para benzer a nova carrinha de transporte de passageiros, uma viatura de 9 lugares, adaptada para transporte de pessoas com mobilidade reduzida, que custou 40 mil euros, 50% dos quais financiados pelo Município, de acordo com compromisso assumido pelo Presidente Benjamim Pereira e hoje formalizado através da aprovação da proposta, por unanimidade, em reunião do executivo. O ato da bênção esteve a cargo do Pároco de Marinhas, Padre Avelino Peres Filipe, e foi antecedido pela visita às instalações. As crianças do Jardim de Infância saudaram a comitiva, entoando uma canção relacionada com o evento que a instituição está a celebrar, a Semana da Primavera, e os mais velhos, os utentes do Centro de Dia, cantaram um tema alusivo a Marinhas.

Afirmando um carinho especial por esta valência, o Presidente da JUM, Jorge Cardoso, agradeceu à Câmara Municipal o apoio na compra da nova viatura de transporte, dizendo que, a partir de agora, há melhores condições para transportar os utentes, e expressou uma palavra de agradecimento também à Segurança Social, na pessoa de Rui Barreira, pela comparticipação prestada à instituição.

Já num âmbito mais restrito e aproveitando a presença do Presidente da Câmara Municipal e do Diretor do Instituto da Segurança Social de Braga, o dirigente associativo deu nota das principais preocupações da instituição, que se prendem com a beneficiação das instalações e com a melhoria das condições de circulação e estacionamento automóvel na envolvente das instalações. Por outro lado, Jorge Cardoso manifestou total disponibilidade para, juntamente com as entidades responsáveis, estudar soluções no sentido de encontrar novas respostas para a terceira idade, nomeadamente para os idosos com patologias neurológicas.

A sugestão acolheu a melhor recetividade por parte do representante da Segurança Social. Lembrando que Esposende é pioneiro na implementação de um projeto piloto, o RLIS (Rede Local de Intervenção Social), Rui Barreira manifestou abertura para criar um projeto-piloto de apoio especializado às pessoas idosas com problemas neurológicos, atendendo às carências existentes a este nível, declarando também disponibilidade para colaborar com a instituição a outros níveis. Salientou, de resto, a parceria que a Segurança Social tem vindo a manter com o Município, “encontrando soluções para as necessidades sociais de Esposende”. A terminar, Rui Barreira agradeceu e felicitou a JUM pelo trabalho que desenvolve, prestando homenagem aos seus dirigentes.

O Presidente da Câmara Municipal reafirmou total disponibilidade para continuar a colaborar com a instituição, procurando respostas para atender às suas necessidades, no âmbito “Portugal 2020”, e garantiu que o Município está atento às oportunidades. Aproveitou a oportunidade para destacar a boa gestão da instituição, felicitando, assim, os seus dirigentes.

Referiu que o novo Plano de Desenvolvimento Social de Esposende, que está a ser elaborado, permitirá aferir as necessidades do concelho na área social, de modo a definir estratégias para o futuro, planeamento que se reveste da maior relevância, considerou, atendendo a este setor emprega atualmente cerca de 11 mil pessoas no Distrito de Braga.