Município de Esposende adere a projeto inovador no acompanhamento das vítimas de violência doméstica

03 Fevereiro 2015
O Município de Esposende aderiu a um projeto inovador no acompanhamento das vítimas de violência doméstica, o Projeto «CarryOn – Serviços dos ecossistemas e o seu papel nos processos de apoio a vítimas de violência doméstica».

Trata-se de um projeto pioneiro em Portugal, que alia as áreas da ecologia e da psicologia no desenvolvimento e implementação de metodologias promotoras do bem-estar destas vítimas a nível físico, psicológico e social. Pretende-se, através de uma abordagem multidisciplinar, que privilegia o contacto com a natureza, restabelecer o equilíbrio emocional das vítimas. Deste modo, o Município acredita estar a contribuir para uma melhor qualidade de vida das vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo espaço municipal “Bem me Querem”.

O projeto resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem (SPVS), a Universidade do Minho - Escola de Psicologia, o Município de Braga e o Grupo de Ação Social Cristã (de Barcelos). O projeto é cofinanciado pelo programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e suportado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants).

O plano de ação contempla a dinamização de ações de sensibilização sobre violência doméstica e prevenção deste flagelo social, salientando a importância do estabelecimento de relações interpessoais baseadas na igualdade e no respeito mútuo. Está igualmente previsto um conjunto de atividades para vítimas de violência doméstica e seus filhos, de participação voluntária, bem como sessões de formação para técnicos das 17 entidades parceiras.

A adesão do Município de Esposende ao projeto foi formalizada pela Vereadora da Coesão Social, Raquel Vale, no passado dia 30 de janeiro, em cerimónia realizada no Mosteiro de Tibães. No concelho, além da Câmara Municipal, subscreveram também o protocolo a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende e a Associação Rio Neiva.