Município de Esposende partilhou trabalho de prevenção e de apoio às vítimas de violência

12 Dezembro 2014
A Câmara Municipal de Esposende foi convidada a partilhar a sua experiência e o trabalho que tem vindo a desenvolver no apoio às vítimas de violência e na prevenção desta problemática, no «I Encontro de Boas Práticas nas Políticas Locais: O trabalho das autarquias na área da Igualdade de Género».
A Câmara Municipal de Esposende foi convidada a partilhar a sua experiência e o trabalho que tem vindo a desenvolver no apoio às vítimas de violência e na prevenção desta problemática, no «I Encontro de Boas Práticas nas Políticas Locais: O trabalho das autarquias na área da Igualdade de Género», que o Município de Vila Verde, em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, realizou no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade de Género.

O principal objetivo deste encontro foi criar um espaço de partilha de experiências que permitam um melhor conhecimento da realidade e foi, neste contexto, que o Município esteve presente a partilhar a existência do Espaço Bem me Querem.

Assim, foi feita a apresentação da atividade desenvolvida neste Espaço, desde a sua criação, em março de 2011, cuja atuação se centra em dois eixos, o da Prevenção e o da Intervenção. Ao nível da Prevenção, há a registar 103 ações de sensibilização nas escolas no âmbito da violência doméstica e da violência no namoro, abrangendo 1426 alunos, e 5 ações direcionadas para professores e assistentes operacionais, que abrangeram 131 destes profissionais. Este serviço municipal promoveu também 66 ações de sensibilização junto da comunidade escolar sobre o bullying, que envolveram mais de 1700 alunos, realizou um workshop sobre “Boas práticas no âmbito da violência doméstica” e organizou uma exposição sobre o “Tráfico Humano”. No plano da Intervenção, o Espaço Bem me Querem atendeu 66 vítimas, encontrando-se 19 processos em acompanhamento.

Atendendo a que a violência doméstica, lamentavelmente, tem sido uma forma de expressão da desigualdade de género, o Município considerou prioritária a criação deste Espaço como resposta específica nesta área, proporcionando uma resposta local para apoio às vítimas de violência e, simultaneamente, bem como um trabalho dirigido a diversos públicos na área da prevenção deste flagelo.