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Loja Social de Esposende consolidada como rede de partilha

19 Maio 2016
Em 2015, registou-se um aumento do número de doações à Loja Social de Esposende, de bens distribuídos às famílias mais carenciadas, e de trocas de bens efetuadas neste espaço, a par de uma maior expressão ao nível do voluntariado social.
Em 2015, registou-se um aumento do número de doações à Loja Social de Esposende, de bens distribuídos às famílias mais carenciadas, e de trocas de bens efetuadas neste espaço, a par de uma maior expressão ao nível do voluntariado social. Os dados constam do relatório de atividade da Loja Social relativo ao ano transato, recentemente validado pelo Núcleo Executivo da Rede Social de Esposende, que refletem a dinâmica deste projeto concelhio, que tem vindo a afirmar-se uma rede de partilha e solidariedade de toda a comunidade.

Em atividade desde dezembro de 2011, este projeto constitui-se um complemento à intervenção social, na medida em que permite o acesso e troca de bens por parte da comunidade, rentabilizando recursos disponíveis, e eliminando eventuais sobreposições na intervenção, permitindo um melhor planeamento entre serviços e entidades.

O relatório de atividade de 2015 dá conta de um aumento de 45,2% do número de doações à Loja, que representam 47,7% da sua totalidade desde a abertura da Loja, sendo que a maioria foi efetuada por particulares (66,7%). De salientar um aumento significativo das doações por parte de associações e empresas (22%), em resultado de um maior conhecimento do projeto.

Assegurando a sustentabilidade do projeto, o número de bens doados à Loja continua a ser superior aos bens atribuídos às famílias, e os bens alimentares, bens com maior procura por parte das famílias acompanhadas socialmente, continua a ser suficiente face às necessidades sentidas. Significativo foi também o aumento do número de trocas (45,5%), em que quem doa bens à Loja pode levar em troca.

Das 535 famílias registadas na Plataforma de Gestão Integrada da Loja Social, 78 deram entrada no sistema em 2015 e somente um universo de 244 se encontraram a beneficiar desta resposta ao abrigo da intervenção social realizada pelos/as técnicos/as das entidades com responsabilidade nesta matéria, na medida em que muitas delas optam pela possibilidade da troca, autonomizando-se e adotando comportamentos mais conscientes no que à sustentabilidade ambiental diz respeito.

Constituindo-se uma vertente fundamental ao funcionamento da Loja Social, o voluntariado registou um aumento em 62% do número de participações, num total de 272, verificando-se, consequentemente, um acréscimo do número de horas prestadas ao projeto (4236 horas).

Em termos de afluência à Loja, houve um aumento de 27% face a 2014, com um total de 6 232 utilizadores, o que demonstra estar cada vez mais enraizada no quotidiano da comunidade, não só no que se refere às doações, atribuições e troca de bens, como também à visita das instalações e conhecimento do projeto.

Numa vertente direcionada para toda a comunidade, em especial para a infância e juventude, a Loja Social tem-se traduzido num espaço de consciencialização para a promoção de uma sociedade mais solidária, voluntária e ecológica. Em resultado do contacto com este projeto, muitas foram as iniciativas levadas a efeito por diversas entidades e faixas etárias da comunidade, em contexto escolar, comercial ou empresarial, tendo como propósito os fins que a Loja Social persegue, sobretudo a angariação de bens que assegura a sua operacionalização. Este contacto também permitiu que muitos cidadãos envolvidos tivessem vivenciado, frequentemente, a experiência do voluntariado nas várias atividades que levaram a efeito, tanto nas instalações da Loja, como no exterior, nomeadamente em escolas, estabelecimentos comerciais, empresas, feiras e mercados. Face a 2014, no último ano houve um aumento de 7% relativamente ao número de visitantes e entidades, sendo mais expressivo o número de entidades que tomaram contato com o projeto pela primeira vez, 46,3%.

A nomeação e a distinção recebidas traduzem o reconhecimento público do esforço e do trabalho desenvolvido na Loja Social de Esposende, como uma boa prática com impacto significativo no território, na economia e na ...