Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município apoia atividade da GRASSA e Associação Esposende Solidário

02 Março 2017

Esposende Solidário

No âmbito do apoio às associações e instituições do concelho, o Município de Esposende aprovou a atribuição de montantes financeiros, no valor global de aproximadamente 22 500 euros, ao Grupo de Ação de Solidariedade Social de Antas (Grassa) e à Esposende Solidário – Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado.

 

Em recente reunião do executivo, a Autarquia aprovou, por unanimidade, a atribuição de 6 000 euros à Grassa, dos quais 5 000 se destinam à aquisição de instrumentos musicais para o Grupo de Zés P’reiras de Antas, formação cultural afeta a esta Instituição Particular de Solidariedade Social, correspondendo a restante verba ao subsídio anual de apoio aos Zés P’reiras.

 

Tal como sucede relativamente às demais associações culturais do concelho, o Grupo de Zés P’reiras compromete-se a realizar, gratuitamente, atuações para o Município.

 

A Câmara Municipal aprovou também a atribuição de um apoio financeiro de 16 449,74 euros à Associação Esposende Solidário para fazer face à compra de uma nova viatura de passageiros de 9 lugares, sendo que o montante corresponde a metade do valor da viatura, cumprindo-se o estipulado relativamente ao apoio às instituições e a este tipo de aquisições. Dado que a viatura existente já se encontrava em fim de vida, a Esposende Solidário teve necessidade de adquirir uma nova, que irá assegurar, sobretudo, a prestação de Serviços de Apoio Domiciliário que a instituição desenvolve em todo o concelho, bem como a deslocação dos utentes do Centro de Dia e Centro de Convívio.

 

Ciente do papel fundamental da Esposende Solidário na operacionalização de respostas sociais que asseguram a qualidade de vida das populações locais e na identificação de situações de vulnerabilidade que importam acautelar, e considerando a sua postura pró-ativa na Rede Social, alavancando projetos como a Loja Social, o Coro Sénior, o Programa de Envelhecimento Ativo, e o AgirE – CLDS 3G, o Município entendeu conceder este apoio financeiro.