Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolhe I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens

12 Setembro 2014
Esposende vai receber, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, o I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, uma organização conjunta das comissões de proteção de crianças e jovens de Esposende, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
Esposende vai receber, nos próximos dias 2 e 3 de outubro, o I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens, uma organização conjunta das comissões de proteção de crianças e jovens de Esposende, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.

O evento vai decorrer no Hotel Axis Ofir, em Fão, e dirige-se, particularmente, a profissionais cujas funções contemplem a investigação e/ou intervenção com crianças e jovens em risco ou perigo e suas famílias, estando também aberto à comunidade.

Entre várias outras personalidades, estarão presentes o Secretário de Estado da Justiça, António Costa Moura, os Presidentes de Câmara dos municípios envolvidos na organização, Juízes Conselheiros Jubilados, Armando Leandro e Álvaro Laborinho Lúcio, assim como representantes de entidades tão diversas como o Comité Português para a UNICEF ou a Polícia Judiciária, e vários professores e investigadores das universidades do Minho, do Porto, de Coimbra, da Universidade Católica Portuguesa, da Lusófona ou do Instituto Universitário da Maia. O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, vai marcar presença na sessão de abertura do Congresso, a decorrer no dia 2 de outubro, pelas 9h30.

O I Congresso Intermunicipal sobre Proteção de Crianças e Jovens pretende fomentar o aprofundamento de conhecimentos e a partilha e análise de práticas no âmbito da proteção da infância e da juventude, bem como promover o espírito de articulação e a concertação interinstitucional neste domínio.

Através da intervenção de diversos oradores e especialistas nacionais nas várias conferências, mesas redondas e workshops programados, o congresso irá abordar temas como a subsidiariedade e responsabilidade social na promoção dos direitos e na proteção das crianças e jovens, a lei e a articulação das comissões de proteção com o Ministério Público e os tribunais, o papel da mediação familiar, a violência nas relações de intimidade, os maus tratos a crianças e a delinquência juvenil, o bullying e a indisciplina na escola ou o cibercrime. Serão, ainda, apresentados projetos de intervenção vocacionados para a (re)integração social das crianças e jovens, para a prevenção do absentismo e do abandono escolar, para a prevenção e a intervenção nas dependências e na delinquência, para a promoção das competências parentais e para a intervenção com famílias em contextos de divórcio ou separação, entre outros.

O congresso contemplará, ainda, uma sessão de posters de investigação científica e uma mostra de produtos e materiais institucionais destinados à promoção dos direitos e à proteção das crianças e jovens.

Para mais informações ou inscrição no evento, deverá ser consultado o sítio na internet http://congressocpcj.wix.com/metamorfose.