Esposende debateu Igualdade de Género

25 Outubro 2017

O Município de Esposende assinalou o Dia Municipal para a Igualdade, que se comemora a 24 de outubro, através da realização de um debate entre estudantes do ensino secundário e homens e mulheres em posições profissionais não tradicionais do ponto de vista do género.

A iniciativa decorreu ontem de manhã na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, e juntou à mesma mesa a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, que detém o pelouro da Coesão Social, um Técnico de Serviço Social, um enfermeiro, e uma agente da GNR, com o intuito de contribuir para a desconstrução de estereótipos. Apesar dos muitos e variados esforços para a eliminação das desigualdades de oportunidades entre homens e mulheres, persiste, ainda, a ideia de que existem profissões mais talhadas para homens ou para mulheres.

As estatísticas disponíveis são claras e demonstram que existe uma clara sub-representação das mulheres em profissões técnicas, como é o caso das engenharias, tecnologias, forças militarizadas ou de segurança. O mesmo sucede relativamente aos homens nas profissões dos cuidados e na área social, ao nível de assistentes sociais e educadores infantis, por exemplo. Verifica-se também que no desporto os homens dominam, nomeadamente no futebol, e que as mulheres atletas não têm a mesma projeção, mesmo quando ganham medalhas de ouro em modalidades menos mediáticas que o futebol. Estas e outras questões foram abordadas neste debate que convidou os jovens a refletir sobre estas matérias, sensibilizando-os para a necessidade de contrariar alguns conceitos estereotipados.

O Dia Municipal para a Igualdade foi instituído tendo por base o IV Plano Nacional para a Igualdade – Género, Cidadania e Não Discriminação (2011-2013), com o propósito de sensibilizar as autarquias para a territorialização da dimensão da igualdade de género, este que é o 5.º objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.