Esposende organiza 2.º Encontro de Coros Seniores de 1 a 3 de junho

22 Maio 2018

Integrado no programa Ativo Mais, da Rede Social de Esposende, o Município de Esposende vai promover, nos dias 1, 2 e 3 de junho, a segunda edição do Festival de Coros Seniores.

O evento pretende divulgar e promover o trabalho que é desenvolvido a nível musical junto das comunidades seniores. Esta edição integra a realização de três concertos em diferentes locais do concelho, sendo que, além do Coro Sénior de Esposende, o evento vai contar com a participação do Orfeão de Paranhos e do Coro da Universidade Sénior de Vieira do Minho.

O concerto de abertura, no dia 1, às 21h30, estará a cargo do Orfeão de Paranhos – Porto, sob a direção musical do Maestro Sérgio Martins, tendo como palco a Igreja Paroquial de Antas. No dia 2, à mesma hora, na Igreja Paroquial de Belinho, apresenta-se o Coro da Universidade Sénior de Vieira do Minho, sob a direção do Maestro José Teixeira. A encerrar esta edição, no dia 3, às 17h00, na Praça do Município, o Coro Sénior de Esposende, dirigido pelos maestros Ana Carolina Capitão e Luís Miguel Clemente, apresenta o concerto “Canções da nossa vida”. Todos os concertos têm entrada livre, dirigindo-se à comunidade em geral.

O projeto do Coro Sénior de Esposende é desenvolvido em articulação com todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho com valência para a terceira idade e conta com a colaboração das Juntas de Freguesia. O projeto envolve a participação de quase duas centenas de idosos, que, através da interpretação de cantigas tradicionais portuguesas, têm vindo a estimular as suas capacidades cognitivas e intelectuais e a promover a sua interação na comunidade e com as instituições. Trata-se de um trabalho assente numa parceria alargada efetiva e dinâmica, que potencia as mais diversas sinergias em termos de bem-estar, inserção e participação social, bem como a melhoria das condições e qualidade de uma velhice bem-sucedida.

Recorde-se que o Coro Sénior de Esposende foi agraciado com uma Menção Honrosa do Prémio BPI Seniores 2016, destinado a apoiar projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo.