2000 idosos festejaram Santos Populares em Esposende

19 Junho 2015
Cerca de 2000 idosos marcaram presença na Festa dos Santos Populares, que o Município de Esposende levou hoje a efeito, na Quinta da Malafaia, em Antas. Continua, assim, a aumentar a adesão a esta iniciativa, que integra o Programa Envelhecimento Ativo, desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende.

A festa enquadra-se na política social do Município para a comunidade idosa e tem como objetivos atenuar o isolamento social, promover o convívio e desenvolver competências sociais, educativas e culturais, com vista à promoção de um envelhecimento mais ativo.

A atividade decorreu em torno das marchas populares, não faltando, evidentemente, a sardinha assada e o caldo verde tão típicos desta quadra. Para além de proporcionar momentos de convívio entre os idosos de todo o concelho, este evento tem ainda a particularidade de proporcionar o relacionamento intergeracional, uma vez que os mais novos também se juntaram à festa desfilando nas marchas populares. Idosos e crianças comungaram, desta forma, do espírito festivo e divertiram-se em conjunto, depois de um período de ensaio e preparação, revelando a dedicação e o gosto com que a comunidade abraça esta festa. A alegria e a animação foram constantes ao longo de todo o dia, recriando uma verdadeira festa popular, para agrado de todos os participantes.

Agradecendo a sua presença, o Presidente da Câmara Municipal saudou os participantes, dizendo que “é um gosto partilhar estes momentos com todos vocês”.

Benjamim Pereira referiu que o Município, em conjunto com os Parceiros da Rede Social, tem vindo a desenvolver um conjunto de iniciativas dirigidas à comunidade idosa do concelho, que em muito tem contribuído para lhes proporcionar momentos de lazer e de convívio. Aproveitou a oportunidade para deixar o convite à participação na Festa do Idoso, em Fátima, que terá lugar a 11 de setembro e que constitui dos eventos mais apreciados pelos idosos, e em todas as iniciativas que integram o Programa Envelhecimento Ativo 2015.

O Autarca manifestou a intenção de relevar a continuidade da promoção destas atividades para esta franja da população, atendendo à mais valia que constituem na melhoria da sua qualidade de vida e, consequentemente, na construção de uma comunidade salutar.

Terminou agradecendo a colaboração de todos quantos participaram na organização de mais uma edição da Festa dos Santos Populares, ressalvando que, de facto, o trabalho em rede tem sido preponderante na operacionalização das políticas sociais estabelecidas para o concelho.