Espetáculo de Natal encerrou Programa Envelhecimento Ativo 2015

22 Dezembro 2015
No passado dia 18 de dezembro, no Auditório Municipal de Esposende, decorreu um Espetáculo de Natal, a encerrar as atividades do programa Envelhecimento Ativo 2015 da Rede Social de Esposende.

Este espetáculo, intitulado “Fábrica das Gravatas” e que incluiu duas sessões, contou com a participação de idosos e crianças de várias instituições do concelho, fomentando o convívio entre gerações.

Esta iniciativa proporcionou aos mais novos e idosos a oportunidade de assistirem a um espetáculo artístico de qualidade, potenciando as suas capacidades sociais, lúdicas e cognitivas.

Em nome da Rede Social de Esposende, a Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal, Raquel Vale, enalteceu a parceria estabelecida entre as diversas instituições particulares de solidariedade social do concelho na definição de um programa comum direcionado para a comunidade sénior, que se tem revelado cada vez mais enriquecido com o contributo de todos.

Raquel Vale saudou a colaboração e o envolvimento de todos os parceiros na organização das várias atividades realizadas ao longo do ano, desde as instituições, seus técnicos e colaboradores até aos voluntários. Em 2015, foi realizado um conjunto diversificado de atividades, algumas das quais envolveram não só os idosos como também as gerações mais novas, proporcionando um convívio salutar. A Vereadora aproveitou a oportunidade para lançar um novo desafio aos idosos, um projeto de canto, a iniciar já em janeiro, contribuindo para a sua valorização na comunidade, revivendo memórias e tradições locais através da música.

O programa contou com o envolvimento de toda a comunidade e de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho com valência para a terceira idade, nomeadamente a ACARF (Associação Cultural, Artística e Recreativa de Forjães), ASCRA (Associação Social, Cultural e Recreativa de Apúlia), Associação Esposende Solidário, CICS (Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro), Centro Social da Juventude Unidade de Belinho, Centro Social da Juventude Unida de Marinhas, Centro Social e Paroquial de Curvos, Centro Social e Paroquial de Fonte Boa, Fundação Lar Santo António de Forjães, GRASSA (Grupo de Solidariedade Social de Antas), a Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Santa Casa da Misericórdia de Fão.

O programa contou também com a colaboração das Juntas de Freguesia, das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, da Escola Profissional de Esposende, dos Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão, da Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, do Centro de Saúde de Esposende, do Banco Local de Voluntariado, do Agrupamento de Escolas das Marinhas e da Discoteca Pacha.