Ana Margarida de Carvalho vence Prémio Literário Manuel de Boaventura 2017

21 Fev 2017

A escritora Ana Margarida de Carvalho é a vencedora da primeira edição do Prémio Literário Manuel de Boaventura, atribuído pelo Município de Esposende.

Reunido ontem, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, o júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao romance "Não se pode morar nos olhos de um gato", editado em 2016, sustentando que a "decisão reflete o facto de se tratar de uma obra dotada de um imaginário poderoso e servida por uma força narrativa invulgar, visível não apenas no modo denso como convoca ressonâncias intertextuais, como pelo seu invulgar merecimento estético–expressivo".

"Apesar de Ana Margarida de Carvalho ainda ser uma novel romancista, a verdade é que revela uma enorme maturidade literária, sobretudo se aferida pela sua capacidade de conduzir, com mão segura, uma narrativa de fôlego e pautada por uma inegável originalidade", refere a decisão do júri, constituído pelos professores Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, da Universidade do Minho, na qualidade de presidente, e António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, e por Maria Luísa Leite da Silva, da Câmara Municipal de Esposende, ambos na qualidade de vogal.

O júri manifestou regozijo pelo número elevado de obras a concurso, 113 títulos, provenientes tanto de Portugal como de países de língua oficial portuguesa.

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende. No valor pecuniário de 7 500 euros, o Prémio tem periodicidade bienal, contemplando a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.

A cerimónia de entrega do Prémio ocorrerá em data a anunciar.

amcarvalho1