Município de Esposende garante oferta de cheques-livro a alunos do 2.º Ciclo

27 Jul

Num investimento estimado de aproximadamente 40 000 euros, a Câmara Municipal de Esposende vai assegurar a oferta dos manuais escolares obrigatórios a todos os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, no ano letivo 2017/2018. Uma vez que o Governo assumiu o pagamento dos livros do 1.º Ciclo, o Município de Esposende decidiu complementar os apoios que já existem na área social e garante o pagamento dos livros aos alunos do 2.º Ciclo.
Aprovada pelo Executivo Municipal, por unanimidade, a medida enquadra-se na política educativa e social do Município e abrange todos os alunos, na oferta de manuais escolares das disciplinas de Português, Matemática, História e Geografia de Portugal, Ciências Naturais e Inglês a todos os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico (5.º e 6.º anos).
O Município de Esposende iniciou a prática de oferta de manuais escolares no ano letivo 2014/2015 com o objetivo de ajudar as famílias, face à crise que assolava o país e o concelho de Esposende em particular.
“A decisão do Governo que introduz o regime de gratuitidade dos manuais escolares a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública permite que disponibilizemos o valor que tínhamos destinado a esse fim, na oferta dos livros aos alunos do 2.º Ciclo. Esta medida complementa os diversos apoios que o Município de Esposende já tem implementados na área social”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Numa perspetiva económica, esta medida do Município de Esposende visa, ainda, favorecer as empresas locais, na medida em que a compra dos manuais terá de ser efetuada nas livrarias do concelho. Por isso, a oferta do cheque-livro reveste-se, também, de grande importância para os agentes económicos locais, constituindo um apoio significativo à sua atividade.
Na mesma reunião do Executivo Municipal de Esposende foi aprovada a celebração de contratos-programa de desenvolvimento desportivo, envolvendo os clubes e associações do concelho. O Município assumirá o valor das inscrições dos atletas das diversas modalidades, além do seguro desportivo.