Alunos de Esposende continuam a distinguir-se no Projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas”

10 Jun

Depois da Escola Básica António Correia de Oliveira se ter classificado em 3.º lugar, no concurso intermunicipal “Expo Empresas, com o projeto “Fifteen”, a Escola Secundária Henrique Medina obtém o terceiro lugar, na final do Concurso de Ideias de Negócio Intermunicipal, com o projeto “Safe Student”, que envolveu alunos do ensino secundário e profissional dos municípios do Cávado no projeto “UP Cávado Escolas”.

A final decorreu no Município de Barcelos, tendo sido eleito como vencedor desta primeira edição o projeto “Easy Feed Animal”, da Escola Profissional Amar Terra Verde, do Município de Vila Verde. No segundo lugar ficou “The Gear Future”, da Escola Secundária de Barcelinhos, do Município de Barcelos. Os vencedores estão apurados para a Final Transfronteiriça.
O evento reuniu cerca de 70 alunos e os projetos apresentados pelos alunos foram avaliados por um júri composto por Luís Macedo, Primeiro Secretário da CIM Cávado, Francisco Banha, CEO da GesEntrepreneur, e Domingos Silva, representante da CIM Cávado.
“Esta ideia procura resolver problema do bullyng ou situações de emergência no interior de uma escola e que são, por vezes, difíceis de detetar/intervencionar. Com este projeto, os alunos aumentaram os seus níveis de motivação, passaram a compreender a necessidade de desenvolver competências empreendedoras para o seu futuro, bem como de uma melhor gestão do tempo", refere o docente Luís Couto que acompanhou o projeto.
A CIM Cávado está a desenvolver, no corrente ano letivo 2017/18, o projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas” que tem como objetivo principal promover uma cultura empreendedora, o espírito de iniciativa, de cooperação e criatividade junto das comunidades educativas, permitindo aos jovens em idade escolar a conceção e o desenvolvimento de projetos empreendedores.
Este projeto está a ser implementado em 28 escolas dos seis municípios do Cávado, envolvendo 1364 alunos e 63 professores, num universo de 64 turmas, 27 do 3.º ciclo do ensino básico e 37 do ensino secundário e profissional.
O projeto “UP Cávado: Empreendedorismo nas Escolas” é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Cávado em parceria os Municípios Associados e cofinanciado pelo POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, com o apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito da Comunidade Territorial de Cooperação entre as regiões do Cávado, Alto-Minho e Ourense.