Escola do Facho (Apúlia) vence concurso “No Poupar Está o Ganho”

18 Jun

A Escola Básica do Facho (Apúlia) venceu o primeiro prémio do concurso nacional do Projeto de Educação Financeira “No Poupar Está o Ganho”, na categoria do 1º Ciclo do Ensino Básico, instituído pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda. O prémio foi entregue pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques. que, nesta oitava edição, contou com 70 candidaturas.

O Projeto de Educação Financeira "No Poupar Está o Ganho" visa elevar a literacia económica, revestindo-se de profundo alcance social, contribuindo para melhorar os comportamentos no uso do dinheiro e no combate à exclusão social.
Atendendo a que o tema da Educação Financeira nas escolas é essencial para ensinar as crianças sobre o uso do dinheiro e de respeitarem e o respeito por um orçamento, o Município de Esposende aderiu, no presente ano letivo, à implementação do Projeto “No Poupar Está o Ganho”, abrangendo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, em articulação com os Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio.
Nesta oitava edição, chegaram à final 29 projetos, entre as 70 candidaturas que representaram 34 municípios. Na sessão de encerramento, a ministra destacou que a “educação financeira não conta para a nota, mas conta para a vida” e convidou os municípios das turmas vencedoras a apoiarem estas na deslocação a Lisboa para apresentarem e debaterem, numa “Reunião de Conselho de Ministros”, as suas propostas para o Orçamento de Estado.
O Projeto tem como objetivo promover a literacia financeira junto dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e integra-se no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020.
Este ano letivo está a ser implementado, neste concelho, em 8 turmas do 1º Ciclo do Ensino Básico, sendo dinamizado pelos professores titulares de turma, com o apoio e a monitorização técnica do Serviço de Educação da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, que disponibiliza uma plataforma e-learning com vários vídeos de formação sobre os diferentes temas a abordar e exemplos práticos sobre a abordagem em contexto de sala de aula.
A Escola Básica do Facho venceu na categoria de 1º ciclo de ensino básico, com o projeto “No poupar está o ganho, literatura financeira”.