“BRINCAR é coisa séria!” em Esposende

28 Jun

_DSC1974

O Município de Esposende, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, vai promover, entre os dias 6 e 8 de julho, a segunda edição do evento “BRINCAR é coisa séria!”.

A iniciativa propõe-se refletir sobre a importância do BRINCAR no desenvolvimento infantil e no seu futuro, abordando, igualmente, a forma como o BRINCAR tem evoluído ao longo do tempo e quais as implicações dessas mudanças. Em última análise, pretende-se contribuir para a promoção de formas mais saudáveis de BRINCAR. Assim, a par dos momentos de reflexão, haverá a possibilidade de as famílias e a comunidade em geral experienciarem diversas atividades lúdicas, as quais serão dinamizadas na Zona Ribeirinha de Esposende.

Nesta edição, e no intuito de dar continuidade aos conteúdos abordados no ano passado, serão desenvolvidos workshops associando a componente prática a este tema.

Assim, no dia 6 de julho, pelas 15h00, na Casa da Juventude, decorrerá o workshop “Brincar a aprender, aprender a brincar: a importância da integração sensorial na aprendizagem”. A ação será dinamizada pelos terapeutas ocupacionais Paulo Fernandes e a Ana Isabel Silva e é dirigida a profissionais com interesse na área. No mesmo dia e local, pelas 21h30, dirigido a pais e encarregados de educação, será dinamizado o workshop “Brincar é o melhor remédio”, por Hugo Rodrigues. A participação nestas ações é gratuita, mas de inscrição obrigatória, a efetuar no site do Município em http://www.municipio.esposende.pt/pages/1245.

Na Zona Ribeirinha de Esposende, em frente às Piscinas Foz do Cávado, decorrerá a Feira do Brincar e do Brinquedo, no dia 7 de julho, entre as 14h00 e as 18h00 e, no dia 8 de julho, entre as 10h00 e as 18h00.

A feira contará com a participação de empresas e instituições de referência na área e do concelho, nomeadamente BRINCAVENTO: Jogos e Brinquedos, Areal Editores, Science4you, Planeta Tangerina, Museu do Brinquedo, Autobrinca, Classic Toys, Escola Profissional de Esposende, Propedal, Esposende 2000, Casa da Juventude, Esposende Ambiente, AmareMar e Club Mastercook. Este ano, e de forma a imprimir maior dinamismo à iniciativa, haverá um conjunto de oficinas, como brinquedos reciclados, papagaios de papel, fantoches, bonecas de papel, música – ritmo e percussão, culinária, entre outras.