Município de Esposende apoia Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo

13 Mai

Em reunião do executivo, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a atribuição de 21 420 euros aos Agrupamentos de Escolas do concelho, para a comparticipação de despesas decorrentes das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Tendo por base o valor de 12 euros por criança, sendo que 492 frequentam a Educação Pré-Escolar e 1 293 o 1.º Ciclo, perfazendo um total 1 785 crianças, o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira receberá o montante de 12 360 euros e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio a verba de 9 060 euros.

O Município de Esposende tem tido a preocupação de apoiar a comunidade escolar, tentando promover a igualdade de acesso a todos os alunos a uma educação de qualidade, “bem” individual e coletivo ao serviço de cada um, de todos e da sociedade, dando, assim, cumprimento ao ODS 4 – Educação de Qualidade, uma das 17 metas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU, que traduziu para o seu plano de gestão autárquica.

Considerando que a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico se constituem como o início de um processo basilar de educação e formação ao longo da vida, imprescindível para responder aos desafios pessoais e sociais, a Câmara Municipal, tendo em conta as inúmeras atividades desenvolvidas pelas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância da rede pública, entende que se justifica o apoio da autarquia na comparticipação de despesas diversas, nomeadamente nas que se reportem a atividades educativas (materiais didático-pedagógicos, entre outros).