Esposende promove Fórum para debater a Educação do presente e do futuro

22 Mai

A edição de 2019 do Fórum da Educação de Esposende inicia-se na próxima sexta-feira, dia 24 de maio, pelas 18h00, no Fórum Rodrigues Sampaio, tendo como tema central de debate e reflexão o “Sucesso: conceções, desafios e percursos”.
Recorde-se que, no quadro das orientações de política educativa definidas no Programa do Governo, foram criados o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, bem como o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) que visam conceber, respetivamente, planos de ação estratégica, atendendo às especificidades de cada escola, tendo como alcance último a melhoria da aprendizagem dos alunos, bem como reduzir e prevenir o insucesso e o abandono precoce. Neste sentido, as diversas unidades orgânicas educativas foram desenvolvendo os seus Planos de Ação e o município conjuntamente com as mesmas implementou, desde o início do presente ano letivo, o Programa Rumo ao Sucesso Escolar que, numa primeira fase, acompanhou 783 alunos.
Neste contexto, o Fórum da Educação visa refletir e aprofundar a temática “Sucesso: conceções, desafios e percursos” que nos ajudará a encontrar estratégias de melhoria do acesso às aprendizagens e ao desenvolvimento de competências que permitam concluir a escolaridade obrigatória, de forma a permitir a cada cidadão encontrar percursos de vida bem sucedidos.
A sessão de abertura ocorre na próxima sexta-feira, dia 24 maio, pelas 18h00, o Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, presidida por Benjamim Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Miguel Gonçalves, Delegado Regional de Educação do Norte e Alberto Santos, da Confederação Nacional das Associações de Pais.
Ato contínuo, realiza-se a conferência “Infância e Educação em Tempos de Incerteza”, proferida por Manuel Sarmento, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, com moderação de Joaquim Machado, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa – Porto.
Serão, ainda, entregues os Prémios “Escola amiga das crianças”, promovidos pela Leya e pela Confederação Nacional das Associações de Pais, em articulação com a Federação das Associações de Pais do Concelho de Esposende. Serão distinguidas as escolas EB Apúlia, EB Criaz, EB Facho e EB Forjães.
Já no sábado, dia 25 de maio, às 15h, a Casa da Juventude acolhe uma Simultânea de Xadrez, com o Mestre FIDE Hugo Lima Santos, aberto à comunidade. A iniciativa surge no âmbito do trabalho desenvolvido no “Clube Mais Capacidade” (Xadrez e Jogos Matemáticos), do Projeto Rumo ao Sucesso - Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar.
Para segunda-feira, dia 27 maio, pelas 17h30, realiza-se o debate “Para uma escola com todos e para cada um”, com José Carlos Morgado, do Instituto de Educação da Universidade do Minho a abordar o tema “Desafios Curriculares Contemporâneos: que papel para o professor?” e Fernando Elias, Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria), com a comunicação “Escola (mais) Inclusiva e Autonomia e Flexibilidade Curricular: está na hora de (os) incluir”. Será ainda apresentado o projeto “Rumo ao Sucesso”, com a participação de representantes das diversas entidades envolvidas neste plano municipal. A moderação está a cargo de Sandra Macedo.
O programa completo do Fórum da educação 2019 pode ser consultado em www.municipio.esposende.pt